Pane técnica prejudica serviços cibernéticos ao redor do mundo; quase 1.400 voos foram cancelados

19 julho 2024 às 08h33

COMPARTILHAR
Um apagão cibernético ocorrido nesta sexta-feira, 19, trouxe problemas para diversos setores em vários cantos do mundo. Vôos nos Estados Unidos foram paralisados, atividades bancárias na Austrália foram afetadas e serviços de trem do Reino Unido sofreram cancelamentos. A origem dessas falhas estaria na empresa estadunidense de segurança cibernética CrowdStrike.
A companhia está instalada em Houston, no Texas, e seus principais objetivos são prover segurança cibernética e prover serviços de resposta a ataques hackers. A pane vivenciada nesta sexta-feira, 19, seria fruto de falha técnica em sistemas operacionais da empresa operados pela Windows, da Microsoft. A CrowdStrike atende algumas das maiores companhias do planeta.
Em nota, a empresa afirma estar ciente dos problemas ligados a esse sistema operacional específico, e também ao sensor “Falcon”, e diz ainda ter ativado “planos de contingência para continuar as operações”. O Falcon, segundo site da própria CrowdStike, é uma ferramenta que “bloqueia ataques nos sistemas enquanto capta e registra atividades para detetar ameaças rapidamente”.
Não existem evidências que apontem para atividade hacker. O CEO da empresa de tecnologia confirmou que as falhas se originaram durante uma atualização de conteúdo.
Danos ao redor do globo
Diversos serviços foram afetados ao redor do mundo. As principais companhias aéreas dos Estados Unidos (American Airlines, United e Delta) paralisaram todos seus voos, exceto os já em andamento. No Alasca, o serviço de atendimento de emergências 911 (equivalente ao 190 no Brasil) ficou fora do ar.
Na Austrália, a rede de televisão do Estado ABC teve sua programação totalmente paralisada, enquanto a Sky News Austrália ficou parcialmente fora do ar. Serviços bancários australianos e neozelandeses foram afetados. Algumas lojas precisaram fechar temporariamente.
Leia também: Após decisão inédita, ANPD determina medida contra Meta, que retira acesso à ferramenta de IA
Acelera-GO: programa apoiará até 25 startups goianas; inscrições estão abertas
No Reino Unido, o serviço ferroviário anunciou falhas, anunciando a possibilidade de cancelamentos. O canal Sky News ficou incapacitado de realizar transmissões ao vivo e, por isso, chegou a ficar fora do ar. O serviço público de saúde do país também apresentou falhas.
Todas as decolagens nos aeroportos de Berlim, na Alemanha, ficaram suspensas por horas. Além disso, o país registrou cancelamento de cirurgias eletivas em dois hospitais.
Os maiores aeroportos da Europa, Índia e Hong Kong enfrentaram problemas técnicos ligados à atuação cibernética atrasando alguns voos. Bancos da África do Sul registraram problemas nos serviços oferecidos nacionalmente. No Brasil, aplicativos de bancos ficaram fora do ar e na França, nas vésperas das Olimpíadas, o Comitê Olímpico informou enfrentar problemas de TI. Entretanto, a venda de ingressos não foi afetada.