Pandemia reduziu a expectativa de vida dos brasileiros
05 julho 2021 às 18h12
COMPARTILHAR
Estudo aponta para o fato de que brasileiros tiveram suas expectativas de vida diminuídas em quase dois anos
Um estudo coordenado pela pesquisadora brasileira Márcia Castro, do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard, evidenciou que a expectativa de vida dos brasileiros foi reduzida em 1,8 ano por conta da pandemia da Covid-19. Em números mais exatos, o tempo de vida estimado dos brasileiros saiu de 76,74 anos para 74,96 anos.
Em entrevista à CNN, o pesquisador de saúde pública, Raphael Guimarães disse que o grande volume de mortes que o Brasil observa em uma faixa etária precoce, acaba por puxar a média dos anos de vida de seus cidadãos para baixo.
O estado do Amazonas foi o que apresentou a maior redução (3,46 anos), seguido do estado do Amapá (3,18 anos) e do Pará (2,71 anos). Os estados da região sul do país foram os que menos tiveram redução da expectativa de vida dos cidadãos. Especialistas acreditam que isso se deve ao fato de que esses estados possuem uma maior disponibilidade de médicos e de leitos hospitalares para tratamento de pacientes infectados pela Covid-19.