Palmenses se endividam menos, aponta pesquisa
30 março 2015 às 16h01

COMPARTILHAR
De fevereiro para março, houve diminuição de 1,5% no número de endividados; Cartão de crédito segue como principal tipo de endividamento
O endividamento da família palmense continua em queda. É o que aponta o índice geral da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio TO) nesta segunda-feira (30/3).
Na capital, houve uma diminuição de 1,5% do número de endividados com relação ao último mês de fevereiro. Enquanto 76,4% dos entrevistados afirmaram estar endividados no mês passado, o número caiu para 74,9% neste mês. A pesquisa revelou ainda uma redução de 2,2% no endividamento na comparação com o mesmo período do ano passado.
As famílias com dívidas em atraso caíram de 10,8% para 10%. Já em relação ao grau de endividamento, 70,5% dos endividados consideram-se pouco endividados, enquanto os que se consideram muito endividados somam 1%.
O tempo médio de comprometimento com dívidas permanece por mais de um ano, como era em janeiro e fevereiro. Na parcela da renda familiar comprometida com dívidas, 72,5% do entrevistados responderam que gastam entre 11 e 50% do total da renda com dívidas. A média de comprometimento da renda com dívidas ficou em 32,6%.
De acordo com o presidente da Fecomércio TO, Itelvino Pisoni, “A PEIC de março revela o quadro de retração do consumo das famílias palmenses, acompanhando o que acontece em todo o Brasil, um quadro de retenção do consumo diante do pacote recessivo adotado pelo Governo Federal”.
O tipo do endividamento continua sendo, na maior parte dos casos, o cartão de crédito. A PEIC registrou que 75,3% dos endividados alegam que o cartão é o grande vilão das contas, seguido pelo uso de carnês (30,7%) e o financiamento de veículo (29,5%).
Quanto à condição de pagamento da dívida em atraso, houve um empate de 48% nos quesitos dos que afirmaram que podem fazê-lo parcialmente e dos que disseram poder pagá-la totalmente.
A PEIC é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Fecomércio Tocantins.
*Com informações da assessoria de comunicação da Fecomércio TO