Palmas registra o primeiro caso de coronavírus

Paciente não havia apresentado nenhum sintoma grave e não procurou o sistema público de saúde

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), confirmou pela rede social Twitter que foi confirmado primeiro caso de corona vírus na capital. “Infelizmente acabamos de confirmar pela @semuspalmas [Secretaria de Saúde] o primeiro caso de #coronavírus em Palmas. O paciente não havia apresentado nenhum sintoma grave e não procurou o sistema público de saúde. Realizou exame em laboratório particular e já confirmou o resultado positivo”, lamentou a prefeita.

Segundo informações, o caso foi comunicado à secretaria por um laboratório particular. A paciente é uma mulher, tem 42 anos e participou de um congresso em Fortaleza-CE. Ele havia retornado a Palmas em 08/03/2020, tendo sentido os primeiros sintomas no dia 11. A partir desse dia permaneceu em isolamento domiciliar por conta própria. No dia 16 procurou o laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio. A Semus irá monitorar a paciente e as pessoas que ela teve contato direto e todos serão notificados sobre a obrigatoriedade do isolamento domiciliar.

Contágio no Estado do Tocantins

Antes mesmo da confirmação pela Prefeitura Municipal, na noite de terça-feira, 17, a Secretaria Estadual de Saúde havia divulgado nota que o Ministério da Saúde havia atualizado os dados do COVID-19 e no Estado havia 11 casos suspeitos. Destes, 10 estavam estáveis e em isolamento domiciliar e apenas 01 em isolamento hospitalar. A nota afirmava que os resultados laboratoriais das primeiras amostras enviadas ao laboratório de referência nacional Instituto Adolfo Lutz – IAL, ainda não haviam sido liberados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.