Países europeus utilizarão Programa Aprendiz do Futuro como modelo

Representantes de aliança que trabalha com encaminhamento profissional em países como Portugal, Espanha, Itália, Suécia e Romênia vieram a Goiás para conhecer mais detalhes do programa em questão

Primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado, durante reunião com representantes da aliança Demá Jovem. | Foto: Wesley Costa.

O programa Aprendiz do Futuro, do Governo de Goiás, será utilizado como modelo em países europeus. Representantes da chamada aliança Demá Jovem, a qual trabalha com encaminhamento profissional em países como Portugal, Espanha, Itália, Suécia e Romênia, por exemplo, reuniram-se nesta quarta-feira, 25, com a primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, para conhecer mais detalhes do programa implantado aqui. 

Os representantes da aliança Demá Jovem destacaram que os investimentos em tecnologia e a criação de uma grade de cursos voltada para as necessidades apontadas pelo mercado de trabalho, são os diferenciais do programa. Pontos como a distribuição de vale-alimentação e acompanhamento por psicólogos, assistentes sociais e professores também foram apontados como positivos. 

Adair Meira, dirigente da Fundação Pró-Cerrado e copresidente da Demá Jovem, evidenciou que os alunos do programa recebem também um tablet para que possam ter acesso aos cursos oferecidos, o que segundo ele, se configura como uma ajuda importante para a capacitação dos jovens. “Queremos levar essa proposta para que ela se torne política pública nos países em que trabalhamos. A oportunidade que esses jovens terão de capacitação e posterior inserção no mercado é única”, diz O espanhol Josep Gasso Espina, co-presidente global da Demá..

Possibilidade de intercâmbio

Todos os jovens que fazem parte do programa Aprendiz do Futuro serão avaliados, sendo que dentre os que apresentarem melhor desempenho, 10 serão selecionados para fazerem um intercâmbio para Barcelona, na Espanha, com todas as despesas pagas pelo governo do estado. Do mesmo modo, a Demá Jovem também selecionará 10 jovens espanhóis para virem para Goiânia, a fim de fomentar a troca de experiências entre os países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.