Chamada de “mulher de 12 anos”, Valentina segue sendo vítima de comentários pedófilos que incentivam relações sexuais com ela

Até o fechamento da matéria, o Facebook já havia retirado a página do ar | Foto: Reprodução
Até o fechamento da matéria, o Facebook já havia retirado a página do ar | Foto: Reprodução

Mesmo com uma enxurrada de críticas, alguns usuários das redes sociais seguem fazendo comentários sobre a menina Valentina, do reality MasterChef Jr. Acusando as pessoas que se assustaram com as palavras dos internautas de serem “moralistas”, uma página do Facebook e um blog defenderam os agressores da menina, justificando as insinuações.

Com o nome “Admiradores da Valentina Shulz” a página do Facebook, que já acumula mais de 150 curtidas, defende os comentários pedófilos, argumentando que “todos nós sonhamos em casar com uma mulher desse tipo”. O tipo a que o moderador da página se refere são as mulheres que “se casavam com essa idade, virgem, magra, pura, servindo e cuidando da casa e cozinhando”.

[relacionadas artigos=”49063″]

Na página, fotos expõem a menina e criticam feministas, gays e “esquerdistas”. Em um post com a foto da menina de costas, o administrador comenta: “Olha essas pernas, ao contrario dessas feministas, modernetes (sic) gordas e pelancudas da perna cabeluda.” Em outro, provoca: “Dai eu chego pra você Homem de Bem, branco e trabalhador e pergunto: O que você prefere, uma feminista velha, gorda, lésbica e peluda, rodada, mãe solteira, ou essa perfeição da imagem?”

O administrador da página ainda ironiza os comentários revoltados: “Estão dizendo que vamos ser presos, ser presos apenas por amar, é algo que seria com muita honra em não negar meus sentimentos”.

Já o blog, chamado “Foco Cristão”, chamou Valentina de “mulher de 12 anos de idade” e chegou a aconselhar os pais da garota: “Relaxem! Vocês já foram adolescentes, sabem que a sexualidade aflorar é normal. Não deixem que medos, inseguranças e a histeria dos moralistas abalem vocês e atrapalhem a vida da jovem”.

Segundo o artigo do Foco Cristão, que não tem assinatura, os “moralistas odiadores do sexo” não sabem nada sobre biologia e diz que ela deve ser considerada mulher adulta a partir do momento da menstruação. “Já está na idade até de ter filhos, claro que vai atiçar o desejo dos homens. Logo, ela tem que ser ‘gostosa’ para atrair os machos e assim ser fecundada para gerar a prole”, disse ele.

Curiosamente, o administrador do Foco Cristão dizem ter criado o blog para monitorar casos de estupro de crianças praticados por adolescentes. Eles selecionam diversas notícias de situações como essa e criticam a sociedade e a mídia por ignorar o desenvolvimento de meninos adolescentes, cujos atos são minimizados por eles serem “apenas meninos”. Para o autor do blog, nenhum adolescente seria vítima de pedofilia, porque a “referência correta” seria a puberdade e não a idade considerada pela lei.

Vale lembrar que criticar insinuações e o ato sexual propriamente dito com crianças não é basear-se no “moralismo”, é lei. Apesar de a pedofilia, que é a atração por crianças, ser considerada uma doença e não um crime, o código penal brasileiro tipifica toda relação com menores de 14 anos como estupro, como está expresso no artigo 217-A. A pena prevista é de oito a quinze anos de detenção.

Reações

Em entrevista ao portal IG, o pai de Valentina, Alexandre, afirmou que a família está bloqueando todo tipo de comentário com conteúdo pesado, para que a menina não seja afetada. “Estávamos preparados para o assédio e as consequências possíveis, mas não imaginávamos encontrar tarados. Teve gente que pediu que ela mandasse foto nua”, disse ele.

Os pais da garota tomaram a decisão de não denunciar ninguém, pelo menos por enquanto. Segundo eles, não tomarão providências porque estão conseguindo contornar a situação. Muitos usuários das redes sociais, no entanto, já o fizeram, principalmente solicitando ao Twitter e ao Facebook que os comentários e perfis fossem excluídos.

Para denunciar a página do Facebook, basta clicar nas reticências e depois em “denunciar página”. Como algumas das mensagens podem ser consideradas como criminosas, pode-se também registrar a denúncia na Polícia Civil, responsável pela apuração de crimes virtuais. A Polícia Federal também registra denúncias pelo seu site.

De acordo com o delegado e assessor de imprensa da Polícia Civil, Gilson Ferreira, a orientação é pra que a pessoa reúna o maior número de informações possíveis: “O usuário deve printar o post, levar o link, anotar o horário da publicação, enfim, coletar o máximo de dados que ele puder”. Segundo Gilson, as informações devem ser levadas ao Departamento de Polícia (DP) mais próximo.