O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), informou neste domingo, 8, ao Jornal Opção, que até o mês de março deve anunciar um pacote de investimentos em infraestrutura contendo 192 projetos. Dentre as prioridades, obras para sanar problemas de trânsito, alagamentos, saúde e educação.

“Os 192 projetos de infraestrutura vão desde oito UPAs, vários postos de saúde, algumas escolas, muitas pontes e viadutos. Além de passagens [para pedestres], que serão feitas em quatro pontos na Perimetral Norte, para acelerar o trânsito”, detalha Sandro Mabel.

Uma problemática que a Prefeitura de Goiânia vai resolver, segundo o prefeito, é a questão dos alagamentos na cidade. “Vamos comprar uma balsa com draga para poder dragar os rios, que precisam ser dragados com constância, abri-los de uma forma que eles possam, ter condições de receber essa draga”, destaca.

Mabel no acionamento da cancela de segurança na Marginal | Foto: Amanda Costa

Para os córregos menores e sem condições de receberem essa balsa com draga será feito outro processo de retirada de entulhos. “Estamos contratando também aquela escavadeira com uma lança muito grande, que ela vai até o fundo. É mais fácil para fazer a limpeza”, completa Mabel.

Todos esses projetos de infraestrutura, de acordo com o prefeito de Goiânia são para melhorar o escoamento dos rios e córregos. “Além disso, nós temos que desassorear onde os rios se encontram. Naquela curva só tem areia e é por isso também, que inunda toda aquela região”, contextualiza.

São muitas obras, que estão sendo planejadas. Porém, duas destacadas por Sandro Mabel foram o anel viário da Avenida Goiás Norte e o da BR-153. “Essa semana, junto com o deputado José Nelto e com o senador Vanderlan, nós carimbamos para colocar no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal]. Então, vai ser uma realidade, a BR-153, uma série de obras. Isso tudo vai ser feito nos próximos anos, aí com o tempo a gente vai colocando o cronograma de como serão feitos”, sinaliza.

Drenagem

O prefeito de Goiânia disse que neste pacote que será lançado, provavelmente, em marco estão muitos projetos voltados para a drenagem da cidade. “Drenagem você faz, ninguém sabe o que você fez, mas nós vamos fazer”, adianta.

Obras na Marginal Botafogo | Foto: Guilherme Alves /Jornal Opção

“Enquanto o Sandro Mabel for prefeito, nós vamos fazer investimentos anuais. Tem bairros inteiros, como o do Vera Cruz, como lá na Vila Canãa, como tantos outros bairros inteiros que não têm drenagem. Então, não tem outra chance, ele vai inundar”, enfatiza o gestor.            

Outro ponto de Goiânia que passará por obras de infraestrutura será nas imediações da Assembleia Legislativa. “Ali é uma obra grande que nós vamos fazer, porque aquele problema dá lá e dá também no HGG, ele dá nos dois pontos. É uma drenagem muito subdimensionada que foi feita, nós vamos entrar a princípio por dentro da pista do BRT e vamos tirar aquela drenagem antiga e vamos colocar uma drenagem mais parruda para aguentar toda aquela região”.

Ainda segundo o prefeito, a ideia é resolver definitivamente esses problemas de alagamentos em Goiânia. Pois, já foram diagnosticados os pontos que não possuem drenagem, como ainda os que existem a drenagem subdimensionada.

Obras também na educação

Mabel detalhou as melhorias na rede municipal. “Estamos investindo muito nas escolas. São 381 unidades, praticamente todas em obras ao mesmo tempo. Instalamos ar-condicionado, reformamos banheiros, cozinhas e mobiliário. Não tem mais porta quebrada nem panela velha”, finalizou.

CMEI da Prefeitura de Goiânia | Foto: Divulgação

Leia também:

Mabel anuncia novo contrato da Comurg e investimentos em transporte, saúde e educação

Mabel anuncia pacote de modernização da rede municipal de ensino