Pacientes de Manaus decolam rumo a Goiânia

Chegada de avião está prevista para às 17h40 no Aeroporto Santa Genoveva

Pacientes embarcam de Manaus para receberem tratamento em Goiânia. │Foto: Reprodução.

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Manaus rumo à Goiânia nesta segunda-feira, 18, trazendo 14 pacientes e profissionais da saúde para tratamento em Goiás. O voo saiu às 14h55 da Capital do Amazonas e deve pousar em solo goiano por volta das 17h40.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), o Ministério da Saúde solicitou que Goiás recebesse 120 pacientes encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM). O Estado de Goiás foi um dos escolhidos por estar, no momento, com quantidade de leitos que suportaria tal apoio.

Os pacientes selecionados para virem à Goiânia passaram por uma avaliação médica, para ver se teriam condições de suportar a viagem. Mais cedo, o secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, explicou como será o recebimento dos pacientes com Covid-19 vindos de Manaus (AM).

O avião chegará na parte antiga do aeroporto Santa Genoveva, que foi isolada para não haver nenhum contato com outras pessoas. As ambulâncias estarão à espera dos pacientes com as respectivas equipes e serão encaminhados para a unidade de saúde, que pode ser o Hospital das Clínicas de Goiânia ou o Hospital Municipal de Aparecida.

Os cilindros de oxigênio que vieram junto com os pacientes serão reabastecidos e enviados de volta para Manaus. Segundo o secretário, foi solicitado o recebimento de 100 a 120 pacientes em Goiás. Porém, como há vários Estados recebendo os pacientes do Amazonas, Ismael acredita que não haverá essa necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.