Pacientes da campanha Cirurgia Plástica Solidária são operados em Goiânia
17 junho 2016 às 15h37
COMPARTILHAR
Médicos, anestesiologistas e hospitais se uniram para permitir a realização de cirurgias com preços reduzidos para quase cem pacientes
Os pacientes selecionados na primeira etapa da campanha Cirurgia Plástica Solidária, Anestesiologia & Hospitais Solidários, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO), começaram a ser operados na última quarta-feira (15/6). As cirurgias vão ser realizadas simultaneamente em 14 hospitais privados de Goiânia.
[relacionadas artigos=”61883″]
Os pacientes estão sendo operados por cirurgiões plásticos voluntários, que estão abrindo mão de 100% de seus honorários. Ao todo, 120 profissionais atuam na campanha, que conta com apoio de médicos anestesiologistas voluntários e hospitais privados da capital, que estão subsidiando os custos hospitalares, o que reduziu consideravelmente os valores a serem pagos pelos pacientes.
A campanha foi lançada no final de abril com o objetivo de atender pessoas que carecem de cirurgias reparadoras e não dispõem de recursos para arcar com os custos totais dos procedimentos. As inscrições aconteceram no início de maio e mais de 2 mil pessoas se candidataram.
Os organizadores fizeram uma pré-seleção, excluindo as cirurgias estéticas e priorizando as reparadoras mais urgentes. Cerca de 300 pessoas foram selecionadas para a triagem socioeconômica e clínica, que aconteceu no dia 14 de maio e foi realizada por assistentes sociais e cirurgiões plásticos voluntários.
Um grupo de aproximadamente cem pacientes foi aprovado nesta triagem. Nas últimas semanas, eles passaram por consultas médicas e exames e tiveram suas cirurgias agendadas. Entre os procedimentos a serem realizados estão correção de cicatrizes, otoplastia (orelha de abano), reparação de sequelas de tratamentos oncológicos e cirurgias nas mamas e abdome de pacientes que eram obesos e foram submetidos a procedimentos bariátricos.
O presidente da SBCP-GO, Luiz Humberto Garcia de Souza, considera a campanha um sucesso, com grande participação da população e a adesão expressiva dos cirurgiões plásticos, anestesiologistas e hospitais goianos. “Estamos unidos para fazer o bem”, diz o presidente, que, em conjunto com a diretoria da SBCP-GO, já programa uma segunda etapa da campanha para o final deste ano.