A alteração foi feita de um computador interligado a rede do Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro), de acordo com o perfil do Wikipédia no Twitter

Mais uma vez o perfil da jornalista Míriam Leitão, no site Wikipédia, é alterado por meio de um computador do governo. Dessa vez, a mudança foi colocar a sigla “LOL”, que significa laugh out loud (e em português “gargalhar”), antes do título do livro “ConvNém sonhar”, na lista de livros escritos pela jornalista.

[relacionadas artigos=”12010″]

A alteração partiu de um computador interligado à rede do Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro), de acordo com o perfil do Wikipédia no Twitter. A assessoria do Serpo declarou que não pode divulgar o órgão público que utiliza o IP –identidade digital que permite saber de onde partiram às alterações – devido ao artigo 8º da Lei 5.615/1970 que obriga servidores da empresa a guardar sigilo nestes casos.

O site também monitora alterações feitas em computadores do Senado, STF, Câmara, Procuradoria Geral da República, Dataprev, Petrobras, Banco Central, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

A jornalista declarou que está indignada em ver um instrumento público atacando quem quer que ele deseja. Esta é a segunda vez que a jornalista tem seu perfil alterado por parte de um órgão público. A primeira mudança no perfil de partiu de um computador Palácio do Planalto e a intenção era criticá-la na enciclopédia colaborativa virtual. O perfil de Carlos Alberto Sardenberg, âncora da CBN nacional e da Rede Globo também foi alterado.