O futebol brasileiro é famoso mundialmente por sua tradição, qualidade técnica e paixão da torcida. Entre tantos clubes históricos, alguns se destacam não apenas por suas conquistas, mas também pela força financeira e pela enorme base de fãs.

Levando em consideração títulos nacionais e internacionais, torcida, capacidade de investimento e relevância histórica, o Jornal Opção reuniu os cinco maiores times do Brasil. Confira:

1. Flamengo (RJ)

Flamengo
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O Flamengo é considerado o clube com a maior torcida do país, estimada em cerca de 42 milhões de torcedores. Com sede no Rio de Janeiro, o clube soma diversos títulos nacionais, incluindo sete Campeonatos Brasileiros, e internacionais, como três Taças Libertadores da América e uma Copa Intercontinental, antes considerado mundial.

Em relação aos títulos do Brasileirão, existe a polêmica da edição de 1987, que volta e meia considera tanto Flamengo e Sport como campeões daquele ano. No entanto, atualmente apenas o rubro-negro pernambucano é tido como o vencedor. Além disso, o clube venceu a Copa do Brasil cinco vezes.

Além da força dentro de campo, o Flamengo se destaca pelo poder financeiro e capacidade de investimento, com contratos comerciais robustos e receitas que o colocam entre os clubes mais ricos da América Latina.

2. Palmeiras (SP)

Palmeiras todo o time 1
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras, conhecido como “Verdão”, é um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro. O time paulista acumula 12 títulos do Campeonato Brasileiro, e três Taças Libertadores da América.

Sua capacidade de investimento, impulsionada por uma gestão profissional e forte base de sócios-torcedores, consolidam o Palmeiras como um gigante do futebol nacional.

Além disso, o Palmeiras já foi campeão da Copa do Brasil quatro vezes. Em relação à torcida, a equipe figura entra as cinco maiores do país em todos os levantamentos, com alguns a colocando como a quarta, e outros a terceira.

3. São Paulo (SP)

54710749424_4e3706f71f_k
(Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

O São Paulo Futebol Clube é referência histórica no Brasil e no exterior. Com três títulos da Copa Libertadores da América, dois da Copa Intercontinental e um Mundial de Clubes, o clube é um dos mais bem-sucedidos internacionalmente.

No cenário nacional, são seis Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil. As conquistas levam o Tricolor do Morumbi a ser conhecido por ser “campeão de tudo”. A torcida ostenta ainda o fato do time nunca ter sido rebaixado, assim como o Flamengo.

A torcida do São Paulo, embora menor que a do Flamengo e do Corinthians, figura no top 5 do Brasil e divide o terceiro lugar com a do Palmeiras em muitos levantamentos.

O clube já foi referência em estrutura e investimento, mas atualmente enfrenta uma crise tanto dentro de campo, quanto fora. Tanto que o São Paulo viu Flamengo e Palmeiras o ultrapassarem.

4. Corinthians (SP)

Foto: Corinthians

O Corinthians possui uma das maiores torcidas do Brasil, estimada em cerca de 30 milhões de torcedores, e é reconhecido pelo poder de mobilização de sua base de fãs.

O clube paulista conquistou sete Campeonatos Brasileiros, uma Copa Libertadores e dois Mundial de Clubes, consolidando sua relevância nacional e internacional. Além disso, são três títulos da Copa do Brasil.

Assim como seu rival São Paulo, o Corinthians passa por uma crise significativa. Dentro de campo, o time não conquista um título de expressão desde 2017, quando venceu o Brasileirão daquele ano.

Do ponto de vista financeiro, o clube também acumula uma dívida bilionária e mais recentemente foi punido pela FIFA com um transfer ban, que é quando a equipe não pode contratar, por conta de um débito do zagueiro Félix Torres.

A crise também é institucional, com dirigentes envolvidos em escândalos por gastos excessivos com dinheiro do clube. O último presidente Augusto Melo foi afastado do cargo após se tornar réu na Justiça pelo caso VaideBet.

5. Grêmio (RS)

54688387590_cc27f03616_k
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O Grêmio, de Porto Alegre, fecha a lista dos cinco maiores times do Brasil. Com três títulos da Copa Libertadores da América e uma Copa Intercontinental, o clube se destaca internacionalmente.

Além disso, nos títulos nacionais, o clube possui apenas dois Campeonatos Brasileiros, mas é o segundo maior vencedor da Copa do Brasil, com cinco conquistas.

A torcida gremista, apaixonada e bairrista, fazem do Grêmio uma potência histórica do futebol brasileiro. É mais um clube tradicional que enfrenta uma crise.

Recentemente, o clube foi até rebaixado para a Série B em 2021 e não conquista um título de expressão desde o tricampeonato da Libertadores em 2017.

Leia também: Sem Pelé: veja os cinco maiores jogadores brasileiros da história