Orquestra Sinfônica de Goiânia divulga data de inscrições para audições de novas bolsas

Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia selecionará 137 candidatos para compor a Orquestra Jovem, a Banda Juvenil e o Coro Juvenil de Goiânia a partir do dia 13 deste mês. Edital já pode ser acessado

A Orquestra Sinfônica de Goiânia anunciou 137 novas bolsas para a Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia: Orquestra Jovem Joaquim Jayme (OJJ), Banda Juvenil de Goiânia e Coro Juvenil de Goiânia. A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), informa que as inscrições para as audições estarão abertas até o dia 13 de fevereiro. O edital pode ser acessado no portal da Orquestra Sinfônica, na aba processo seletivo

As vagas são destinadas para quem já possui experiência musical e deseja se profissionalizar. O valor da bolsa de incentivo artístico é de meio salário mínimo e os selecionados deverão cumprir 20 horas semanais, além de obrigação de frequentar as aulas, ensaios e apresentações do grupo para o qual for selecionado. O resultado final será divulgado no dia 4 de março. A Rede Municipal de Núcleos Musicais foi criada pela Lei Municipal n° 10.149, em abril de 2018, com objetivo de propor, manter e subsidiar iniciativas na área da educação musical em regiões periféricas da capital, possibilitando a formação de estudantes de música, a integração e inclusão social, além do desenvolvimento de valores culturais e sociais.

Após as inscrições e preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos selecionados farão uma oitiva técnica presencial, em que será avaliado o desempenho prático. As vagas são destinadas a estudantes de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), sopros (flauta, oboé, fagote, clarineta, sax alto, sax tenor, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba), percussão e canto. Elas ainda se dividem em 41 bolsas instrumentistas para estudantes comporem a OJJ; 37 para a Banda Juvenil de Goiânia; 48 para cantores estudantes no Coro Juvenil de Goiânia e, por fim, 12 cantores com experiência avançada também serão selecionados para o Coro para atuarem como monitores da Rede Municipal de Núcleos Musicais.

“A Banda Juvenil de Goiânia, O Coro Juvenil de Goiânia e a Orquestra Jovem Municipal de Goiânia Joaquim Jayme contribuem intensamente no desenvolvimento da cultura musical na capital goiana realizando uma grande quantidade de apresentações em todas as regiões da cidade. Tem atuado também na iniciação e formação musical com diversas ações em núcleos da cidade, bem como nos Cursos de Formação Musical Online, atendendo de forma remota uma grande quantidade de alunos na capital e também em outras cidades de Goiás”, ressalta o maestro Eliseu Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.