OriArte: Conhecimento e diversão em oficinas gratuitas
27 setembro 2024 às 15h49
COMPARTILHAR
A cidade de Orizona (GO), a 137km de Goiânia, recebe entre os dias 8 e 12 de outubro a 1ª edição da OriArte – Semana de Arte de Orizona. A entrada é gratuita e dentre as várias atividades desenvolvidas, uma promete misturar diversão, técnicas artísticas e habilidades.
A Oficina de Criação de Personagens, ministrada pelo professor de animação Emerson Rodrigues, vai abordar aspectos como personalidade, desenho e forma. “Se você já tem um personagem que criou, que tal desenvolvê-lo um pouco mais? Se ainda não tem um personagem, quem sabe não é a hora de criar um? ”, convida Emerson.
Portanto, além da parte prática, o professor vai conversar com os participantes sobre o universo da criação. Juntos, vão entender todo o processo criativo, o histórico e os autores. Assim como o motivo de alguns personagens serem tão memoráveis.
Emerson ainda faz mais um convite irrecusável: “Durante o curso, vamos desenvolver juntos uma escultura em argila, então se prepare para sujar um pouquinho”, brinca.
A expectativa dos estudantes
A estudante Izabel Justino tem 17 anos e é aluno do período integral no CEPI Maria Benedita Velozo. Por isso, já se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem; sabendo que pretende seguir carreira na área artística, ela está em dúvida entre artes cênicas e audiovisual.
“Eu acho muito legal a iniciativa. Aqui em Orizona não há muito incentivo para pessoas que querem seguir na área. Não temos muito contato com atividades culturais nem com esses cursos, por isso vai ser muito bom o esse festival aqui”, comemora a estudante que vê o evento como uma oportunidade para definir sua escolha.
Os participantes terão a chance de explorar uma forma de expressão altamente valorizada, aprendendo as técnicas essenciais para criar personagens. E ainda terão a chance de conhecer um pouco dos trabalhos de artistas locais.
Uma forma de capacitar os interessados a contar histórias de maneira única e ainda de estimular a criatividade. Ou seja, permite que os envolvidos explorem várias possibilidades artísticas.
OriArte
Com o tema “Retorno”, o evento quer despertar a memória e o sentimento de identidade nas pessoas que deixaram suas casas e, em algum momento, decidem voltar. A retomada de suas raízes e o reencontro com familiares, amigos e culturas locais.
Com atividades propostas para os estudantes e para a população em geral, a programação cultural terá exibição de filmes de animação. Além disso, haverão workshops, oficinas e debates sobre games, fotografia, cinema, arte urbana e dança.
Ao todo, o evento exibirá 10 longas metragens e 10 curtas, ou seja, 20 filmes no total. As atividades ocorrem no Estádio Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, no auditório do Colégio Estadual Senador José Da Costa Pereira e no Colégio Estadual Maria Benedita Velozo.
Confira abaixo as oficinas que serão realizadas no CEPI Maria Benedita Velozo:
08 OUTUBRO – 14h
OFICINA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS
- Ministrante: Emerson Rodrigues
- Classificação etária: + 12 anos | Duração: 4 horas
- Vagas: 20 participantes
Oficina introdutória para criação de personagens que podem ser do universo do audiovisual, da publicidade, design, games e animação ou ainda das histórias em quadrinhos. O diretor de animação Emerson Rodrigues abordará técnicas manuais para definição de personagens, desenho, caracterização e estruturação.
10 DE OUTUBRO – 14h
DA COLA AO LAMBE
- Ministrante: Marcelo Maróstica
- Classificação etária: + 14 anos | Duração: 6 horas
- Vagas: 25 participantes
Introdução ao mundo incrível do lambe-lambe, uma técnica de arte urbana que combina composições com colagens e várias técnicas. A oficina vai abordar a história da técnica e sua influência no espaço urbano, festivais e referências. Além de teoria, você vai aprender a metodologia da colagem, descobrir materiais, fotografia, digitalização, edição, impressão e a colagem do lambe.
11 DE OUTUBRO – 14h
OFICINA DE CRIAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO: CRIE SUA PRÓPRIA AVENTURA DE MESA
- Ministrante: Vanderson Alves
- Classificação etária: + 14 anos | Duração: 4 horas
- Vagas: 25 participantes
Nesta oficina prática, você aprenderá os fundamentos da criação de jogos de tabuleiro, explorando mecânicas, narrativas e prototipagem rápida. A oficina oferece uma oportunidade de transformar ideias em seus próprios protótipos jogáveis, estimulando a criatividade e o pensamento estratégico, além de muita diversão.
12 DE OUTUBRO DE 2024 – 10h
OFICINA DE FOTOGRAFIA: TRANSFORMANDO SEU CELULAR NUMA CÂMERA PROFISSIONAL
- Ministrante: Sidi Leite
- Classificação etária: + 14 anos | Duração: 8 horas
- Vagas: 20 participantes
Ideal para quem está começando ou deseja aprimorar seus conhecimentos em fotografia, esta oficina é a oportunidade perfeita para explorar os fundamentos da arte fotográfica usando apenas seu smartphone. Descubra princípios básicos, técnicas eficazes e dicas práticas para capturar imagens impressionantes e transformar suas fotos digitais em obras de arte. Aprenda a maximizar o potencial da sua câmera e a criar resultados que se destacam nas plataformas digitais.
12 DE OUTUBRO DE 2024 – 14h
INTRODUÇÃO A CRIAÇÃO DE GAMES
- Ministrante: Adriano Regino
- Classificação etária: + 14 anos | Duração: 4 horas
- Vagas: 25 participantes
Mergulhe no universo do desenvolvimento de jogos nesta oficina envolvente que combina teoria e prática. Explore os fundamentos da criação de jogos e os diversos estilos artísticos, enquanto aprende técnicas práticas como pixel art e lógica de programação. Ideal para iniciantes, esta divertida oficina oferece uma visão completa e dinâmica para transformar suas ideias em jogos cativantes e bem projetados.
TENHO UMA IDEIA, COMO POSSO DESENVOLVER MEU PROJETO?
- Ministrante: Manoela Barbosa
- Classificação etária: + 18 anos | Duração: 4 horas
- Vagas: 20 participantes
Nesta oficina, você aprenderá a transformar suas ideias em propostas estruturadas para participar de editais públicos e privados em Goiás e no Brasil. Vamos desvendar os principais elementos exigidos pelos editais, trabalhar em grupos colaborativos e criar propostas que se adequem à realidade dos participantes. É a sua chance de transformar criatividade em oportunidade.
OFICINA DE DANÇA KPOP
- Ministrante: João Paulo Amorim
- Classificação etária: + 14 anos | Duração: 4 horas
- Vagas: 25 participantes
Para dançarinos e entusiastas, essa oficina oferece um intensivo com práticas de danças urbanas e como elas se aplicam dentro das coreografias de K-Pop, o pop vibrante da Coreia do Sul. Vamos utilizar linguagens de videodança de grupos coreanos com exercícios de performance
Leia também:
Medida que proíbe celular nas escolas ganha apoio de profissionais de ensino de Goiás
Demitido da Secretaria da Educação, Professor Alcides estaria inelegível?