Organizadores do Inter UFG são proibidos de usar nome da universidade

Depois de polêmica, reitor da UFG pretende desvincular o nome da universidade de evento que não é organizado pela instituição

A reitoria da Universidade Federal de Goiás comunicou nesta sexta-feira (27/5) que os Jogos Internos da UFG, mais conhecido como Inter UFG, não poderá, em suas próximas edições, ter o nome da universidade vinculado ao evento. A decisão foi tomada depois que a 10ª edição da festa foi alvo de polêmica envolvendo um suposto “Regulamento” para as festas, que estipula uma competição de conotação sexual e classifica mulheres por beleza e cor de pele.

O reitor da UFG, Orlando Amaral comunicou aos organizadores do evento sobre o posicionamento da universidade em uma reunião na manhã desta sexta-feira (27/5). O reitor afirmou ainda que será aberto processo de sindicância  com a constituição de uma comissão para apurar os fatos.

Se configurada a participação de estudantes da UFG na criação e veiculação do “regulamento”, os mesmos poderão receber punições previstas no estatuto da UFG, que vão da advertência verbal ou escrita, suspensão temporária e mesmo, em casos extremos, a exclusão da universidade.

Durante a reunião, os estudantes e organizadores do Inter UFG alegaram que desconhecem a autoria da publicação.

Para Orlando Amaral, é lamentável que o nome da UFG esteja vinculado indevidamente a um evento que não é organizado pela instituição e que não acontece em suas dependências. Segundo o reitor, a UFG procura incentivar a prática esportiva e a realização de atividades culturais pelos membros da comunidade universitária, por entender que elas têm um papel importante na formação do estudante e do cidadão.

No entanto, a Universidade repudia o fato de que eventos como o Inter UFG, que contam com a participação de estudantes da instituição, possam ser utilizados para explicitação de posturas preconceituosas, racistas, transfóbicas e ofensivas, sobretudo às mulheres. (Com Ascom UFG)

A 10ª edição do InterUFG começou na última quarta-feira (25/5) e vai até domingo, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

 

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wellington Gabriel de Borba

Tá certíssimo, Reitor. Não é justo esses babacas sujarem o nome da maior universidade do estado e colaborar com o imaginário de que todos ali tem esse imaginário.