Organização aliciava motoristas para extração da carga de combustível de distribuidoras em Senador Canedo

Ação criminosa é conhecida como “jiboiagem” e consistia na retirada de uma pequena parte da carga sem qualquer rompimento dos lacres de segurança. Decar cumpriu mandados nas cidades de Goiânia, Senador Canedo e Anápolis.

Caminhão no local onde era realizada a extração do combustível / Foto: PCGO

A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) realizou, na manhã desta terça-feira, 6, a Operação Constrição. A operação foi deflagrada para investigar desvios que aconteciam por meio da subtração e receptação de cargas de combustível.

Conforme apurado pelas autoridades, os desvios aconteciam por meio da subtração e receptação de cargas de combustíveis das distribuidoras. A ação da organização criminosa consistia em aliciar os motoristas que carregam no polo distribuidor de combustíveis para que entregassem os caminhões-tanque em locais específicos e adaptados para a extração de parte da carga. Todo o procedimento era feito sem qualquer rompimento dos lacres de segurança dos veículos. Membros da organização denominam a modalidade criminosa de “jiboiagem”.

Além do cumprimento dos mandados judiciais, foram apreendidos milhares de litros de combustíveis e materiais relativos às práticas da organização. Os mandados foram expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens, Direito e Valores da Comarca de Goiânia.

Eles foram cumpridos nas cidades de Goiânia, Senador Canedo e Anápolis.
Cinco dos alvos foram presos em flagrante delito por crimes ambientais, já que armazenavam substância perigosa em desacordo com a legislação. Ao todo, são foram cumpridos 11 mandados de prisão cautelar e 12 de buscas e apreensão. A operação foi coordenada pela delegada Carla de Bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.