Conexão permitirá ao usuário acesso à uma rede de internet equivalente à fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

A operadora de telefonia móvel Claro anunciou a chegada da rede 5G em Goiânia. Utilizando o recurso de compartilhamento de frequências (DSS), até dezembro deste ano a operadora disponibilizará a rede nos bairros Setor Sul, Setor Bueno, Setor Marista, Setor Pedro Ludovico, Jardim Goiás, Setor Bela Vista, Residencial Alphaville Flamboyant, Setor Alto da Glória, Residencial Recanto dos Buritis, Jardim Mariliza, Setor Jardim Goiás e Jardim Vitória.

“Sabemos que Goiânia conta com uma alta demanda de tráfego de dados e estamos trazendo para a região o que existe de mais moderno em cobertura de rede no Brasil”, comenta Soraia Tupinamba, diretor regional Claro Centro-Oeste.

Para o usuário, a rede 5G DSS permite a entrega imediata de uma experiência equivalente à da fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional. A tecnológica será promovida sem cobrança adicional nos planos existentes. Qualquer cliente da operadora, com um smartphone compatível e que esteja dentro da área de cobertura poderá navegar na rede de quinta geração.

A operadora lançou a internet 5G DSS no país em julho, anunciando a cobertura primeiramente em bairros do Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira etapa foi concluída em setembro e a próxima, incluindo 12 novas cidades, se estende até o fim do ano. Os critérios de escolha das regiões a receberem a cobertura levam em conta fatores estratégicos como a demanda de tráfego de dados atual e futura e penetração de smartphones de última geração.