COMPARTILHAR

Ação da Secima autuou ao menos 12 propriedades rurais do município de Colinas do Sul, Norte goiano. Multas atingem o valor de R$ 1,4 milhão

Divulgação/Secima

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) divulgou, na tarde desta quarta-feira (25/1), os resultados da Operação Pasto Sujo – Avá, de combate ao desmatamento ilegal. Conforme informações da pasta, ao menos 12 propriedades rurais foram alvos da investigação.

O total da área desmatada é de mais de 950 hectares, o que representa 9,5 milhões de m². Destes, 90 hectares tratam-se de áreas de preservação permanente ou reserva legal. O crime ambiental foi constatado pela pasta via satélite.

A ação ocorreu de 17 a 19 de janeiro em várias fazendas no município de Colinas do Sul, no Norte goiano, onde foram apreendidos ao menos quatro tratores. Foram encontrados, ainda, 12 tanques de psicultura e duas barragens sem licenciamento ambiental. Duas atividades de aquicultura também foram embargadas.

Segundo a Secima, ao todo foram lavrados 23 autos de infração e 15 termos de embargo, os quais impedem os fazendeiros multados de continuarem fazendo uso das áreas ou equipamentos. As multas atingem o valor de R$ 1,4 milhão.

Todas as cópias dos autos relativos à Operação Pasto Sujo serão enviadas ao Ministério Público de Goiás (MPGO), que, por sua vez, intimará todos os envolvidos para prestação de esclarecimentos. Ainda não há previsão criminal.