Operação Desconformidade apura fraudes no serviço de certificação emitido pelo Corpo de Bombeiros
19 novembro 2019 às 11h30

COMPARTILHAR
Suposto esquema criminoso formado por bombeiros militares inclui membros do alto comando da corporação, aponta MP

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MP-GO), com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), realiza nesta terça-feira, 19/1, a Operação Desconformidade, destinada ao combate de fraudes na certificação de segurança contra incêndio e pânico emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO).
O esquema criminoso, formado por bombeiros militares, incluindo membros do alto comando da corporação, ocupa-se em burlar o regramento normativo, concedendo Certificados de Conformidades (Cercons) para empresas e empresários que não cumpriam as normas e protocolos de segurança, colocando vida e patrimônio da coletividade em grave e iminente risco.
Conforme apurado, o grupo recebia vantagens financeiras para interesse próprio, além de valores destinados a construções e reformas nas unidades militares, de modo a justificar as concessões espúrias a determinadas empresas. Shoppings e centros comerciais, em várias regiões da capital, tiveram seus Cercons emitidos irregularmente, tornando alguns desses locais propícios à ocorrência de tragédias semelhantes à da Boate Kiss.
Outras modalidades de crime também são alvo de investigação, como a aquisição de bens utilizados para publicidade e marketing em diversos eventos promovidos pela instituição.
Estão sendo cumpridos 5 mandados de prisão temporária em desfavor de investigados, além de 17 mandados de busca e apreensão em empresas, residências e instalações militares, incluindo no prédio do Comando-Geral do CBM-GO. A operação conta com apoio da SSP-GO e Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Goiás. (Com informações do MP-GO)