A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) participa de ação conjunta com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a fim de combater a exploração sexual infantil. Dados parciais da SSP revelam que, em Goiás, foram realizadas quase 60 mil ações no âmbito da Operação ‘Caminhos Seguros’.

Desde a deflagração da Operação a nível nacional, na quinta-feira, 16, foram registradas 212 diligências, fiscalização de 611 endereços, apreensão de 15 armas de fogo e de 50 kg de droga, apenas em Goiás. Ao todo, foram presas 46 pessoas em flagrante e outras cinco por mandado de prisão. No estado, a Operação resgatou três crianças e adolescente em situação de exploração.

Para além de ações combativas, a operação, que faz parte da campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, traz ações educativas. Até o momento, foram realizadas no estado 53 palestras, 53 ações educativas em mídias digitais, além de sete ações de panfletagem. 

Informações da SSP-GO mostram que, até o momento, foram realizadas 7.112 abordagens e fiscalização de 2.486 veículos. Esses dados devem ser atualizados pela Secretaria na próxima segunda-feira (20), o que deve resultar num aumento das ações realizadas. 

Em Goiás, todas as ações ligadas à Operação estão sendo coordenadas pela Superintendência de Ações de Operações Integradas (SAOI), da SSP. 

Âmbito Nacional 

Como a Operação ‘Caminhos Seguros’ está sendo organizada pelo Ministério da Justiça, as ações que a envolvem acontecem em todo o território nacional. Ao todo, até o momento, foram presas 314 pessoas, além de terem sido resgatadas 163 crianças e adolescentes. O MJSP destacou que foram empregados mais de 12 mil agentes de segurança durante a operação, que atuou em mais de 450 municípios do país. 

Nacionalmente, foram abordadas cerca de 53 mil pessoas suspeitas, além da fiscalização de 5,3 mil locais. Durante as ações da última semana, foram feitos 6,2 mil atendimentos às vítimas. Também foram apreendidos cerca de 15,9 mil materiais contendo cenas de violência sexual infantojuvenis.   

É importante ressaltar que a operação deve continuar na próxima semana, mas até o momento, durante as diligências, foram encontradas mais de 7,2 toneladas de drogas, além de 103 armas de fogo. Entes federais, municipais, estaduais e distritais se reúnem para dar seguimento a quarta edição da operação só neste ano.