A atual prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (UB), marcou uma ampla vantagem na corrida eleitoral do município e figurou com 49,4% das intenções de voto na pesquisa estimulada do instituto Opção Pesquisas, divulgada neste domingo, 18. Em segundo e terceiro lugares aparecem Gláucia Fernandes (PSDB), com 27,1%, e Gustavo Dourado (PL), com 5,2%, respectivamente. Já na espontânea, Vanuza também aparece na dianteira, com 36,7%.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima de estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos nos dados da amostra global.

Ainda na estimulada, o candidato Zé Uilton (PT) aparece com 2,4% das intenções de voto, pontuação abaixo dos nulos/brancos/nenhum, que marcaram 3,5%. Indecisos/não sabem aparecem com 12,5%.

Pesquisa estimulada para prefeito de Porangatu | Foto: Opção Pesquisas/Reprodução

Já na espontânea, logo atrás de Vanuza Valadares aparecem Gláucia Fernandes, com 10,8%, Gustavo Dourado, com 0,9%, Coronel Polidório, com 0,7% e Wesley Borges, com 0,2%.

Dourado, Polidório e Borges pontuaram abaixo dos nulos/brancos/nenhum, que aparecem com 3,1%. Indecisos/não sabem figuram com 47,3%.

Pesquisa espontânea para prefeito de Porangatu | Foto: Opção Pesquisas/Reprodução

Rejeição

Os entrevistadores também perguntaram “Desses nomes apresentados, em qual ou quais você não votaria de jeito nenhum para Prefeito de Porangatu?”. Nesse quesito, apareceu na frente Zé Uilton, do PT, com 46,1%. Logo depois, vem Gustavo Dourado, do PL, com 18,1%. Vanuza Valadares, do UB, aparece em terceiro, com 13,2%.

A candidata menos rejeitada, conforme o levantamento, é Gláucia Fernandes, do PSDB. Ela aparece com 9,9%. Não sabem/não opinaram são 0,9%. Já aqueles que não rejeitam ninguém aparecem com 29,2%.

Pesquisa

A pesquisa do instituto Opção Pesquisas entrevistou 412 pessoas entre os dias 8 e 11 de agosto, na zona urbana de Porangatu. A pesquisa se utilizou da metodologia quantitativa, de acordo com a técnica do survey de opinião, que consiste na aplicação de questionários padronizados e estruturados, com entrevistas pessoais junto a uma amostra representativa do eleitorado do município de Porangatu.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) no dia 7 de agosto, sob o número GO-07138/2024.

Leia também: Opção Pesquisas: Antônio Gomide tem 38,4% das intenções de voto, Márcio Corrêa tem 33,7%