Onze municípios goianos estão entre os 100 mais prósperos do agro brasileiro; veja quais
19 outubro 2024 às 11h27
COMPARTILHAR
Em 2023, Goiás se sobressaiu ao ter 11 de seus municípios listados entre os 100 mais prósperos do agronegócio no Brasil, de acordo com um mapeamento recente do Ministério da Agricultura e Pecuária, divulgado na última quinta-feira, 17.
Os municípios goianos destacados são: Rio Verde, Jataí, Cristalina, Mineiros, Montividiu, Paraúna, Silvânia, Chapadão do Céu, Catalão, Ipameri e Goiatuba. Juntos, eles representam 3,9% da área colhida e 3,7% do valor total da produção agrícola do Brasil, posicionando Goiás em terceiro lugar no país em ambas as categorias.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, atribui esse sucesso a investimentos em políticas públicas e inovações no setor agropecuário.
“Alguns fatores explicam esses resultados extremamente positivos, como a adoção de novas tecnologias na agricultura, a diversificação das nossas cadeias produtivas, além do binômio soja-milho, que são os componentes que mais têm contribuído para esse crescimento”, explica.
A análise, baseada na Pesquisa Anual do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM), revela que Rio Verde é o município com o maior valor de produção agrícola de Goiás, alcançando R$ 6,92 bilhões e ocupando a quinta posição no ranking nacional.
A soja é o principal produto, representando R$ 348,6 bilhões ou 42,8% do valor total da produção agrícola no Brasil. No ranking da soja, Rio Verde se destaca em segundo lugar, contribuindo com 1,3% do valor, logo atrás de Sorriso-MT (1,4%).
Além disso, Goiás também é referência na produção de cana-de-açúcar e milho, ocupando posições relevantes: Mineiros é destaque na cana, enquanto Rio Verde e Jataí ocupam o segundo e o quinto lugar, respectivamente, na produção de milho.
Os 100 municípios mais ricos em valor de produção agrícola cobrem uma área de 33,1 milhões de hectares, o que equivale a 34,5% da área total de 95,8 milhões de hectares do Brasil. Este estudo abrange 70 produtos das lavouras temporárias e permanentes em todos os 5.563 municípios brasileiros, e a classificação é baseada no valor da produção.
Leia também: