Onyx Lorenzoni reproduz frases polêmicas e atribui a Obama
08 março 2019 às 19h53

COMPARTILHAR
“É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos”
Onyx Lorenzoni, atual ministro-chefe da Casa Civil do Brasil, publicou seu Twitter que: “É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar…”
Posteriormente, ele disse que a frase foi dita pelo ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama. “A frase acima é de Barack Obama e ele disse o óbvio. Aí não teve polêmica. Mas com o presidente Bolsonaro vocês viram que aconteceu.” Onyx se refere a repercussão da live feita pelo presidente Jair, na qual o líder do Executivo afirma que a democracia e a liberdade só existem se os militares permitirem.
Mas ele não parou por aí. Um quarto tuíte foi postado para esclarecer que, na verdade, a frase era de Charles Province, mas que Obama o tinha citado.
Verdade (mas teve que corrigir)
A afirmação de Onyx é verdadeira. A frase foi dita por Barack Obama no dia dos Veteranos (Memorial Day), em 2011, mas de fato pertence ao chefe militar estadunidense, Charles M. Province. O site da Câmara Federal, inclusive, confirmou essa informação em 2015.
“Sras. e Srs. Deputados, o Presidente Barack Obama, num pronunciamento que fez no Memorial Day, que é quando os norte-americanos homenageiam seus veteranos de guerra, reproduziu uma fala do ilustre chefe militar americano, Charles M. Province”, e se seguiu o texto.
Repercussão
Apesar disso, a postagem de Onyx, divida em quatro partes, também gerou discussão. “E é graças a todos os outros que os soldados recebem salários. E depois suas mulheres e filhas e netas”, rebateu um internauta. Outro ironizou: “Graças aos soldados tivemos a ditadura e um presidente doido. Obrigado forças armadas.”
“Será que teria alguma coisa a ver com o fato de nos EUA nunca ter havido uma Ditadura Militar”, publicou outro na postagem que dá crédito a Obama. Mas teve também quem defendesse: “O Eduardo Bolsonaro foi certeiro. A grande mídia marxista está criando polêmicas todos os dias para desviar a atenção do que está sendo feito no governo. Desestabilizar é a ordem geral!”