ONG goiana realiza Modelo de Simulação ONU com jovens estudantes

Mais de cem alunos de escolas públicas e particulares se inscreveram para participar de debates com temas globais relevantes

Modelo de Simulação da ONU pela GONUJr | Foto: Reprodução

Em Goiânia, a organização juvenil GONUJr, criada em 2020, realizou sua primeira simulação de reunião da Organização das Nações Unidas (ONU). Jovens de cinco regiões do Brasil se reúnem, de modo remoto, por três dias para debater temas atuais. A ideia é que eles proponham ideias para solucionar problemas globais do momento. O evento é conhecido como Modelo de Simulação ONU.

Ao todo, mais de cem alunos de escolas públicas e particulares se inscreveram e fizeram parte de comitês, como ONU Mulheres, que discutiu o casamento infantil feminino; Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que tratou da regulamentação e os direitos pela condição dos refugiados ambientais ; Conselho de Segurança (CS), que focou no conflito curdo-turno; Tribunal Penal Internacional (TPI), que fez um julgamento simbólico do nazista Joseph Mengele; e o Comitê de Imprensa, que cobriu o evento, representando jornais internacionalmente conhecidos.

A simulação viabilizou a integração de estudantes que colocaram em prática sua oratória, conhecimento histórico e geopolítico, além do desafio de se tornarem líderes. O evento organizado pelas estudantes Maria Júlia Castro, Luísa Procópio, Laura Câmara e a analista de Gestão e Inovação, Jennyfer Nunes, foi prestigiado pelo secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas de Goiânia, José Frederico Lyra Netto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.