Oneida Cristina e Fabiane Costa vão ao 2º turno para Reitoria do IFG

Disputa inédita reuniu três mulheres para o cargo máximo da instituição; foram eleitos também 14 novos diretores-gerais para os câmpi no Estado

Em disputa marcada pelo protagonismo das mulheres, a professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon venceu o primeiro turno das eleições para a Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG). O resultado ainda é extraoficial e sua publicação de forma ordinária deve ocorre até o meio-dia desta terça-feira, 15.

Oneida Cristina terá como adversária no segundo turno a professora Fabiane Costa Oliveira, que chegou à frente de Maria de Lourdes Magalhães, a terceira candidata participante do pleito. A apuração ocorreu na noite desta segunda-feira, 14, após o encerramento da votação. Foram escolhidos também diretores e diretoras dos 14 câmpi em Goiás.

Professora Oneida Cristina, que venceu o 1º turno no IFG | Foto: Reprodução

Embora sem ter o maior número absoluto de votos, Oneida venceu em duas categorias (docentes e os servidores técnico-administrativos), enquanto Fabiane ganhou entre os estudantes, o que a fez obter mais votos unitários, mas não em percentuais relativos por paridade. No total, foram 1.812 votos para Oneida, 2.059 para Fabiane e 1.490 votos para Lurdinha.

A professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon é graduada em Pedagogia, mestra em Educação e doutoranda em Educação pela Universidade Santiago de Compostela (Espanha). Seu ingresso no IFG se deu em 2010, como professora da área de Educação. Participou do processo de implantação do Câmpus Luziânia, onde foi chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, e do Câmpus Goiânia Oeste, onde atuou como gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e depois como diretora-geral. Atualmente é Pró-Reitora de Ensino do IFG.

Professora Fabiane Costa ganhou entre os discentes | Foto: Reprodução

Graduada e mestra em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fabiane Costa é doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Ela ingressou no IFG como professora do Câmpus Goiânia em agosto de 2011. Desde 2015, vem atuando nos conselhos representativos da Instituição e nos demais espaços de construção institucional. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em História e há quatro anos exerce a função de chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas I, do Câmpus Goiânia.

O segundo turno para a Reitoria do IFG ocorre no dia 24 de junho, com votação das 9 às 21 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.