OMS decide paralisar estudos com hidroxicloroquina para avaliar dados
25 maio 2020 às 16h54
COMPARTILHAR
Após publicação da revista científica The Lancet, em que aponta maior mortalidade entre doentes de Covid-19 que tomaram cloroquina e hidroxicloroquina, OMS decidiu parar teste e analisar os dados obtidos
Nesta segunda-feira, 25, o diretor-feral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que o estudo sobre uso da hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 será paralisado. De acordo com ele, será realizada uma avaliação sobre o medicamento, para decidir se os estudos devem ser ou não retomados.
Ghebreyesus citou o estudo publicado pela revista científica The Lancet, em que aponta que o maior estudo sobre uso de cloroquina e hidroxicloroquina apontam maior mortalidade entre pacientes que tomavam os medicamentos. De acordo com ele, a OMS conduz um Solidarity Trial com parceiros em vários países, que testam diversos medicamentos contra o coronavírus. Ele garantiu que a OMS “continua a atuar agressivamente em pesquisa e tratamento” contra a doença.
A OMS deverá analisar os dados coletados no Solidarity Trial para “avaliar de modo adequado os potenciais benefícios e problemas desse medicamento”.
Soumya Swaminathan, diretora-geral para Programas da OMS, afirmou que o medicamento ainda pode ser indicado, caso ele mostre eficiência e reduza o tempo de internações sem elevar riscos. Porém, agora é necessário realizar a avaliação dos dados disponívris e revisar a decisão sobre a hidroxicloroquina. Um novo posicionamento deverá ser divulgado em uma ou duas semanas, segundo ela.