Doença voltou ao topo do ranking após explosão de casos em janeiro. Infarto e AVCs também estão entre principais causas de óbitos

Covid volta a ser a maior causa de mortes no Brasil. | Foto: reprodução

Covid-19 voltou a ser a maior causa de morte no Brasil. A disseminação da variante mais contagiosa, Ômicron, voltou a doença para o topo do ranking, o qual não ocupava desde setembro. O vírus voltou a se espalhar pelo país em janeiro, desde então os números de óbitos crescem.

Somente em outubro, novembro e dezembro a doença não foi a principal causa de mortes no Brasil no ano passado. No útlimo mês de 2021, por exemplo, Covid-19 ocupava a 11ª posição como motivação de óbitos.

A informação foi levantada pelo portal Poder 360. Conforme averiguou no Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM), as principais causas de mortes nos últimos cinco anos foram doenças isquêmicas do coração – como infarto – cerebrovasculares – como AVC – e outras patologias circulatórias. Em janeiro deste ano, Covid-19 aparece na frente de todas essas enfermidades.

As mortes por Covid-19 se tornaram a principal causa dos óbitos no Brasil. Em março de 2021, a doença matou mais de 80 mil pessoas no Brasil, oito vezes mais do que as patologias mais comuns.