Óleo de coco é tão prejudicial quanto gordura e manteiga, dizem estudos

Recomendação de associação americana aponta que 82% dos ácidos graxos do coco são saturados e aumentam riscos de doenças cardíacas

Recomendações publicadas nesta sexta-feira (16/6) pela Associação Americana do Coração (AHA, em inglês) afirmam que, ao contrário do que muita gente acredita, o óleo de coco não é mais saudável que outros tipos de gordura. A entidade afirma, nas notas, que estudos vêm demonstrando que utilizar o óleo de coco não é muito diferente de usar manteiga ou consumir gordura da carne, por exemplo.

Segundo a AHA, 37% dos nutricionistas e 72% do público geral consideram o óleo de coco um alimento saudável, o que indica, para a entidade, que existe uma desconexão entre o senso comum e os especialistas, o que pode ser explicado, apontam, pela publicidade em torno do produto.

O óleo de coco, no entanto, provoca o mesmo efeito de outras gorduras e derivados do leite: aumenta as lipoproteínas de baixa densidade (LDL), que ficam o colesterol nas artérias e, com isso, aumentam o risco de doenças cardíacas, segundo um dos estudos citados pela AHA, da Escola de Saúde Pública em Harvard em Boston, Massachusetts.

A recomendação é que a população, em vez de consumir óleo de coco, substitua gorduras saturadas por óleos mono ou poli-instaurados – que podem ser encontradas em óleos vegetais e aceite. De acordo com a AHA, essa substituição reduz em até 30% os riscos de desenvolver doenças. No caso do derivado do coco, 82% de seus ácidos graxos são saturados.

7 respostas para “Óleo de coco é tão prejudicial quanto gordura e manteiga, dizem estudos”

  1. Avatar Joel balada disse:

    então devemos substituir o óleo de coco pelo óleo vegetal (soja, canola, girassol)… e a manteiga pela margarina.. É isso ?

    • Avatar Samit disse:

      Eles estão de sacanagem. A indústria da margarina e óleos hidrogenados vem perdendo mercado a cada ano, pela mentira que te contaram no passado . Fora mídia assassinada da indústria das gorduras hidrogenadas compactuada pela Anvisa. Meus pais sempre consumiram óleo de coco e azeite puro e são até hoje super saudáveis.

  2. Avatar Joel balada disse:

    Então devemos usar os óleos vegetais (canola, soja, girassol)… e no lugar da manteiga, devemos usar margarina.. É isso ?

  3. Avatar Bruno disse:

    E a referencia da pesquisa ?

  4. Avatar Anônymos disse:

    Uma das maiores mentiras já publicada aqui. Cader a referência da pesquisa?

  5. Avatar Marcia disse:

    Que mentira mais absurda !!!!
    Ja não basta a política brasileira com tantas mentiras , agora vem vocês com essa invenção cabeluda!
    Sim, e cadê a referência dessa pesquisa ?
    Vão fazer reportagem de verdade !!

  6. Avatar DINEI disse:

    Então vou comer margarina que parece graxa de carro cada noticia que aparece hoje nos fazem bem para a mídia e errado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.