Oitavo caça F-39 Gripen chega à Força Aérea Brasileira
16 dezembro 2024 às 19h14
COMPARTILHAR
A Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou a entrega oficial de seu 8º caça Saab Gripen E (F-39E). A nova aeronave, com matrícula 4108, chegou à Base Aérea de Anápolis (GO) e se unirá ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
O caça supersônico desembarcou no Brasil no dia 23 de setembro, após ser transportado por navio da Suécia. Após a retirada do navio, o Gripen foi rebocado até o Aeroporto de Navegantes, onde passou por preparativos para o voo.
Em um hangar, recebeu um assento ejetável e um kit de sobrevivência, entre outros equipamentos, antes de realizar o voo para Anápolis, que durou 1 hora e 21 minutos. Com a chegada deste novo jato, a Força Aérea Brasileira agora aguarda a entrega de 28 caças Gripen adicionais da Saab, incluindo oito unidades da nova variante F, de dois assentos.
Dos 36 caças encomendados, 15 serão montados no Brasil, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, que também abriga a produção do C-390 Millennium. O primeiro Gripen “brasileiro” está em fase de montagem final e deverá ser entregue em 2025, com outros dois caças já em processo de montagem.
O governo federal considera a possibilidade de ampliar a encomenda de caças Gripen, mas o número exato de aeronaves ainda não foi definido. Inicialmente, mencionou-se a aquisição de mais quatro caças ou um aditivo contratual para incluir 15 unidades adicionais.
No entanto, neste ano, a FAB indicou a possibilidade de buscar alternativas mais econômicas, como caças F-16 usados dos estoques dos EUA ou aeronaves novas e mais simples, como o HAL Tejas, fabricado na Índia.
Leia também: