COMPARTILHAR

Missão de José Renato Almeida, empossado no Sindicato Rural de Porangatu, é fomentar a criação de novas cooperativas

O cooperativismo no Norte Goiano tem coordenador: José Renato Almeida. Empossado na cidade de Porangatu, ele assume o cargo do Sistema OCB/GO com a missão de fomentar a criação de novas cooperativas. O evento contou com a presença de lideranças da região, a exemplo da prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (Podemos) e do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

O novo coordenador dará suporte às cooperativas dos municípios de São Miguel Do Araguaia, Uirapuru, Crixás, Alto Horizonte, Campinorte, Uruaçu, Niquelândia, Minaçu, Mara Rosa e Porangatu. Durante a solenidade, José destacou a união entre as cooperativas, uma vez que a troca de experiência vai fortalecer o setor, tais como a realização de cursos e treinamentos para aumentar o desenvolvimento do cooperativismo no Estado. Ele Ressaltou que, na coordenação, vai levar o Sistema OCB/GO, com seus produtos, serviços e consultorias mais próximo das cooperativas.

Os núcleos regionais serão facilitadores para a promoção de eventos e pontos de apoio para outras ações. A fase de visitas aos núcleos regionais cooperativos, além de promover a integração entre as cooperativas e o Sistema OCB/GO, também proporciona aos dirigentes do cooperativismo goiano estreitarem laços com autoridades locais, contribuindo para futuras parcerias.

Ao todo, são seis os Núcleos Regionais Cooperativos da OCB/GO. O Núcleo Norte é coordenado por José Renato Almeida; o Central, pelo próprio presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira. Os coordenadores dos demais núcleos são Pedro Caldas (Núcleo Nordeste e Entorno do DF), João Batista Machado (Núcleo Noroeste). Os núcleos abrangem cooperativas de diversos ramos: financeiro, agronegócio, transportes e saúde.