“Obras de Goiânia são monumentos que lembrarão Iris”, afirma Rogério Cruz

Relação do prefeito com seu antecessor era de muito tempo e começou bem antes de o atual gestor de Goiânia entrar para a política

Rogério Cruz e Iris Rezende, em um de seus encontros mais recentes | Foto: Reprodução

Muito além de suas obras e marcos na política goiana e brasileira, as longas histórias contadas por Iris Rezende e seu brilho nos olhos ao falar sobre Goiânia, eram a marca do emedebista. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 9, Rogério Cruz (Republicanos) aproveita para falar e enaltecer o legado que o político de 87 anos deixou.

“As obras de Goiânia com certeza serão monumentos que lembrarão Iris Rezende Machado. Iris deixa uma marca, uma história. Com sua ida, Goiânia perde um grande conselheiro”, declara o prefeito. Os conselhos de Iris, segundo Rogério, eram primeiramente introduzidos por “lindas histórias, que eram o legado que ele carregava”, e sempre direcionados ao cuidado com as pessoas. E não foi diferente no último encontro que o atual prefeito de Goiânia teve com Rezende.

Cruz relembra que, neste último momento, ambos passaram horas no escritório político do emedebista. Na ocasião, Rogério o procurou na esperança de receber conselhos sobre a melhor forma de administrar a capital goiana, que acabara de assumir como prefeito, após o falecimento do eleito Maguito Vilela (MDB). “O conselho que ele deixou foi para cuidar das pessoas, cuidar da cidade”, conta.

A relação de Cruz com Rezende não era recente e começou bem antes de o atual prefeito de Goiânia entrar para a política. Na ocasião, Iris era ministro da Justiça. O segundo contato entre os dois foi mais de uma década depois, quando Rogério se mudou para a capital goiana, em 2010. “De lá para cá, nunca perdemos esse contato. Nunca perdemos as nossas conversas. Todos os momentos oportunos que nós tínhamos de estar juntos, estivemos juntos”, afirma Rogério.

Iris Rezende morreu na madrugada desta terça-feira, 9, após passar por três meses de tratamentos. O político se encontrava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP), desde 31 de agosto. A morte do emedebista ocorreu quatro dias após a de sua conterrânea, a cantora sertaneja Marília Mendonça, também natural de Cristianópolis. A perda de ambos os nomes, segundo Rogério, foi significativa não somente para os municípios de Goiânia e Cristianópolis, mas para todo o Brasil e até para o mundo.

“Eles representavam o Brasil. Ele na vida pública, na vida política, e ela na música. Foram duas perdas irreparáveis e que nós sentimos muito. Ele era conhecido não apenas em Goiânia, não só no estado de Goiás, mas ele foi um homem que levou seu nome dele para todo o nosso país, e por que não dizer para o mundo a fora? Quando se falava dos mutirões, ele foi reconhecido fora do País”, complementa.

Cruz afirma que dará continuidade aos mutirões, marca registrada do trabalho de Íris. “Pretendemos sim dar continuidade. “Caiado também fará mutirões e aqui em em Goiânia também começaremos logo, me sinto honrado em dar essa continuidade de trabalho deixada por Íris”.

Legado
Sobre o legado de Íris Rezende e as responsabilidades diante de todo o histórico político do ex-prefeito de Goiânia, Cruz ressalta que ele, seu secretariado e todos os servidores da Prefeitura de Goiânia assumirão seu desejo, que era continuar vendo a Capital em desenvolvimento. “Acima de tudo, ele deixa todo seu legado e história em cada obra realizada aqui”, lembra.

Homenagens e velório
O prefeito de Goiânia informa que o velório será realizado no Palácio das Esmeraldas e o sepultamento está previsto para às 18h, no cemitério Santana, no jazigo da família de Iris Rezende. Sobre as homenagens, Cruz ressalta que ainda estão avaliando. “Estamos em conversa com os cerimonialistas para que o cortejo passe também pelo Paço Municipal. Nada mais justo do que homenagearmos um dos nomes que mais trabalhou por Goiânia, ressaltar sua história e todo o legado que ele deixou”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.