Obras de extensão da Marginal Botafogo começam nesta segunda-feira

Trecho, de aproximadamente 1,7 km de extensão, chegará à Av. Segunda Radial. Já a construção do viaduto terá início em 14 de setembro

Foto: Felipe Cardoso / Jornal Opção

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), assinou, na manhã desta segunda-feira, 2, a ordem de serviço para prolongamento da Marginal Botafogo. Para execução da obra, a prefeitura deverá aplicar aproximadamente R$ 13 milhões. 

“Ficamos praticamente dois anos regularizando a situação financeira da prefeitura. Nesses dois anos, colocamos a casa em ordem e hoje estamos iniciando muitas obras que a população esperava. Essa é uma delas. Vamos valorizar enormemente a região além de facilitar o tráfego de veículos”, afirmou o prefeito.

O emedebista assegurou que as máquinas não irão parar e que fará, em 17 meses, um trabalho correspondente a cinco anos de gestão. “Goiânia cresce muito e está exigindo permanentemente dos administradores obras de infraestrutura.

Cruzamento da Marginal Botafogo com as avenidas Leopoldo de Bulhões e Jamel Cecílio / Foto: Felipe Cardoso | Jornal Opção

Em seguida, foi a vez do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves, falar sobre a execução do projeto: “O planejamento já existe há mais de 20 anos. A previsão da marginal botafogo, desde o início, era de que ela fosse estendida até a Av. Segunda Radial. O que estamos fazendo agora é a execução dessa extensão”.

Além disso, também será feita a reurbanização do córrego botafogo, bem como a drenagem de toda região. “Pontes e alças de acesso também serão construídas. É uma obra de grande monta que trará benefícios a toda população da região”.

Segundo o secretário, a extensão da via — um trecho de aproximadamente 1,7 km — deverá ser entregue em um prazo de sete meses.

Viaduto

Planta mostra viaduto que será construído na região I Foto: Felipe Cardoso / Jornal Opção

Segundo o  secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, o viaduto construído entre a Marginal Botafogo e as avenidas Leopoldo de Bulhões e Jamel Cecílio oferecerá cruzamento em três níveis.

O complexo viário que será construído na região inclui três elementos diferentes de engenharia, nos mesmos moldes do que ocorreu no cruzamento da Avenida 85 com a Avenida T-63: o elevado, uma rotatória em nível e a trincheira. Cada um deles atenderá a uma das vias atingidas.

A obra contará, ainda, com uma “obra de arte” em homenagem aos músicos de Goiânia. “Ao lado desse viaduto será erguida uma estrutura que representará os dedos de uma mão tocando um violão”, explicou.

Para o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Fernando Santana, somente na etapa de construção do viaduto é que haverá impactos no transito. “Faremos um bloqueio de 100% da via. Estamos concluindo os estudos e posteriormente serão oferecidos à população cinco opções de desvios. Obviamente as pessoas precisarão de um pouco de paciência”, ressaltou.

Segundo o secretário, assim que a construção do viaduto começar, serão instalados até seis semáforos para controle do trânsito no local.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.