Obra apresenta Maya Angelou e Basquiat para crianças valentes

‘A Vida Não Me Assusta’, um livro de arte para todas as idades

Foto: Reprodução

Em meio a tantos recursos tecnológicos, jogos e brincadeiras, muitas vezes a leitura acaba sendo deixada de lado pelas crianças e adolescentes. Entretanto, o gosto pela literatura pode começar cedo, com o incentivo à leitura já nos primeiros anos da infância. Além de clássicos como Chapeuzinho Vermelho, o Patinho Feio, obras de Monteiro Lobato e os famosos contos de fadas, desde a década de 1970, despontam obras cada vez mais realistas para os pequenos leitores.

Com uma abordagem leve de temas presentes no dia a dia das crianças, essa vertente literária consegue abordar assuntos nem sempre fáceis para os pequenos, entre eles a morte, o divórcio, preconceito e problemas sociais.

Esse é o caso do livro de arte “A Vida Não Me Assusta: Basquiat e Maya Angelou para crianças”. O livro traz poemas de Maya Angelou e pinturas originais de Jean-Michel Basquiat, do selo Caveirinha, da Editora DarkSide Books. Voltado para crianças, os traços marcantes de Basquiat e a densidade da expressão de Angelou fizeram com que a obra chamasse a atenção também dos adultos.

Publicado originalmente há mais de duas décadas nos Estados Unidos, o livro reúne a expressão desses dois grandes artistas negros de universos diferentes e com contextos históricos tão distintos, mas que enfrentaram, cada um à sua maneira, dificuldades como o racismo, abusos e violência.

Na obra, Angelou lembra que todos somos dotados de coragem para enfrentar aquilo que nos assusta, começando das sombras no escuro, cães bravos e sapos. Um lembrete feito com poesia, que se complementa de forma grandiosa nos traços de um artista cujo legado é justamente o de coragem em construir a própria história de uma maneira única.

Segundo a organizadora da obra, Sara Jane Boyer, A Vida Não Me Assusta é sobre experiências de vida, perseverança e, principalmente, sobre a importância de utilizarmos tudo aquilo que nos afeta para nos apoiarmos e nos reinventarmos constantemente, tocando questões universais da vida. Uma verdadeira lição para pequenos valentes.

Sinopse

Você tem medo de quê? Cachorros bravos, cobras, sapos, dragões soltando fogo? A Vida Não me Assusta é um pequeno livro de arte para crianças valentes, que enfrentam fantasmas e meninos brigões da escola com a cabeça erguida. É até difícil não se apaixonar por este livro.

Publicado originalmente há 25 anos, A Vida Não me Assusta reúne os talentos da poeta e ativista Maya Angelou e do artista gráfico Jean-Michel Basquiat. Dois artistas com histórias de vida sofridas e infâncias problemáticas, mas que nunca se deixaram intimidar. Não importa qual obstáculo apareça no caminho, você sempre pode encontrar forças para superá-lo.

Maya Angelou

A ativista sentiu na pele a violência racista do Sul dos Estados Unidos e, após ter sido vítima de abuso sexual na infância, ficou cinco anos sem falar. Mas ela ainda teria muito o que dizer. Antes de se consolidar como escritora, Maya foi garçonete, cantora e dançarina. Ela também dirigiu documentários, foi professora da Universidade da Carolina do Norte e recebeu homenagens dos presidentes Bill Clinton e Barack Obama.

Basquiat

Com pai haitiano e mãe porto-riquenha, Jean-Michel Basquiat foi o primogênito entre três filhos. Rebelde, fugiu de casa aos 15 anos e chegou a dormir nas ruas de Manhattan. Se tornou famoso, inicialmente, por seus grafites, depois passou a se destacar como artista neoexpressionista. Basquiat morreu jovem, aos 27, deixando uma enorme coleção de telas, gravuras e desenhos que, até hoje, causa profunda impressão em artistas contemporâneos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.