Objeto radioativo encontrado na UFG é fonte baixa de atividade e será descartado
27 abril 2023 às 16h06
COMPARTILHAR
Durante um trabalho de inspeção no almoxarifado da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto de Química da Universidade encontrou um objeto radioativo. De acordo com a assessoria da entidade, o material estava acondicionado corretamente em uma placa de chumbo.
O coordenador do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oes (CRCN-CO), Walter Mendes Ferreira, apontou que o material não tem nenhum risco radiológico.
O níquel 63 é uma fonte de baixa atividade. Ele é incorporado a maquinários de pesquisa do instituto de Química e ficará alocado aqui no CNEN
A Universidade destacou que não houve nenhum tipo de intercorrência e que o material não é mais utilizável. “Ele será descartado corretamente, sob orientação do CNEN”.
O material foi manuseado de forma segura pelos técnicos, que estavam com os equipamentos de segurança previstos para a realização deste trabalho.
“Diante do fato, a Direção do Instituto de Química entrou em contato com a Comissão Regional de Ciências Nucleares (CNEN – Regional Goiás) que prestou as primeiras orientações e realizou visita ao local hoje pela manhã. Como se trata de um material inservível, ele será descartado corretamente, sob orientação do CNEN”, diz a UFG por meio de nota à imprensa.