OAB-Prev causa polêmica ao fazer “homenagem” machista a mulheres advogadas

Postagem considerada desrespeitosa pela presidente da Comissão da Mulher da OAB será levada para deliberação pela diretoria do órgão

Postagem no facebook da entidade foi considerada ofensiva pela presidente da Comissão de Mulheres da OAB | Foto: Reprodução / Facebook

Postagem no Facebook da entidade foi considerada ofensiva pela presidente da Comissão de Mulheres da OAB | Foto: Reprodução / Facebook

A Previdência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Prev), acabou errando a mão ao tentar homenagear as mulheres que praticam a advocacia e o que era para ser um postagem de humor nas redes sociais da associação, incomodou pelo conteúdo machista.

No Facebook e Instagram oficiais, uma foto mostra uma mulher de batom vermelho em referência às “Advogatas” de “parar o trânsito” e a mensagem diz: “Elas são belas e poderosas! Faça uma homenagem às ADVOGATAS que você tem a sorte de conhecer, marcando-as aqui no Vade Memecum OABPrev! ‪#‎mesdosadvogados‬ ‪#‎oabprev‬ ‪#‎memesadvogado‬ ‪#‎advogata‬”.

Muita gente entrou na brincadeira e marcou pessoas conhecidas, mas para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), Manoela Gonçalves, o post apenas reforça a cultura machista e de misoginia e em nada ajuda na luta das mulheres para conquistar mais respeito e espaço dentro da advocacia.

“A princípio, repudiamos toda forma de propaganda que use a imagem da mulher de forma pejorativa. Neste caso, é como as propagandas de cerveja, que só querem realçar o físico da mulher. Nós da comissão lutamos pela igualdade de gênero, para termos o devido respeito e para que sejamos reconhecidas pelo nosso trabalho e uma postagem dessas apenas desmerece tudo isso”, disse Manoela Gonçalves.

A presidente lembrou ainda que a OAB-Prev não tem vínculo com a diretoria da OAB-GO e disse em entrevista ao Jornal Opção que levará a questão para deliberação na entidade. “É uma publicação que merece todo nosso repúdio e levarei o fato para conhecimento da minha diretoria. Com certeza vamos deliberar sobre o assunto e talvez emitir uma nota de repúdio à forma desrespeitosa com a qual a publicação se refere às advogadas”.

O Jornal Opção tentou contato com o presidência da OAB-Prev mas não conseguiu até a publicação da matéria.

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Juliana Morais

Postagem digna de repúdio, mesmo. Mulheres não devem ser enaltecidas pelo seu físico ou beleza! Absurda essa campanha.
O que me faz questionar: “e as advogadas não consideradas tão bonitas, em relação ao atual padrão de beleza que chega a ser ditatorial? Não merecem reconhecimento ou serem lembradas??”.
Não faço idéia de quem criou esse post, mas posso já palpitar quase com certeza de que se trata de um homem, e MACHISTA!
Mulheres precisam lutar por seu espaço no mercado utilizando sua competência e inteligência, e deve ser sempre lembradas e reconhecidas por isso!!!