OAB-Prev causa polêmica ao fazer “homenagem” machista a mulheres advogadas
18 agosto 2016 às 19h14

COMPARTILHAR
Postagem considerada desrespeitosa pela presidente da Comissão da Mulher da OAB será levada para deliberação pela diretoria do órgão

A Previdência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Prev), acabou errando a mão ao tentar homenagear as mulheres que praticam a advocacia e o que era para ser um postagem de humor nas redes sociais da associação, incomodou pelo conteúdo machista.
No Facebook e Instagram oficiais, uma foto mostra uma mulher de batom vermelho em referência às “Advogatas” de “parar o trânsito” e a mensagem diz: “Elas são belas e poderosas! Faça uma homenagem às ADVOGATAS que você tem a sorte de conhecer, marcando-as aqui no Vade Memecum OABPrev! #mesdosadvogados #oabprev #memesadvogado #advogata”.
Muita gente entrou na brincadeira e marcou pessoas conhecidas, mas para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), Manoela Gonçalves, o post apenas reforça a cultura machista e de misoginia e em nada ajuda na luta das mulheres para conquistar mais respeito e espaço dentro da advocacia.
“A princípio, repudiamos toda forma de propaganda que use a imagem da mulher de forma pejorativa. Neste caso, é como as propagandas de cerveja, que só querem realçar o físico da mulher. Nós da comissão lutamos pela igualdade de gênero, para termos o devido respeito e para que sejamos reconhecidas pelo nosso trabalho e uma postagem dessas apenas desmerece tudo isso”, disse Manoela Gonçalves.
A presidente lembrou ainda que a OAB-Prev não tem vínculo com a diretoria da OAB-GO e disse em entrevista ao Jornal Opção que levará a questão para deliberação na entidade. “É uma publicação que merece todo nosso repúdio e levarei o fato para conhecimento da minha diretoria. Com certeza vamos deliberar sobre o assunto e talvez emitir uma nota de repúdio à forma desrespeitosa com a qual a publicação se refere às advogadas”.
O Jornal Opção tentou contato com o presidência da OAB-Prev mas não conseguiu até a publicação da matéria.