COMPARTILHAR

Aécio saiu no lucro ao ficar de fora do confronto entre Dilma e Marina
Aécio saiu no lucro ao ficar de fora do confronto entre Dilma e Marina

As pesquisas sobre os presidenciáveis, reveladas durante a semana, mostram que o tucano Aécio Neves foi o único a crescer no Datafolha e no Ibope. Mas não recuperou o patamar que ti­nha no Datafolha quando Ma­rina Silva (PSB/Rede) entrou no lugar de Eduardo Cam­pos. Agora, Marina caiu no Datafolha e estacionou no Ibope. Dilma subiu no Datafolha e caiu no Ibope.

A semana começou com o I­bo­pe na terça, 16. Dilma com 36%, em queda de três pontos em relação aos 39% que tinha uma se­mana antes, quando se di­vulgou o saque de bilhões de reais pelo PT na Petrobras, delatado pelo ex-diretor Paulo Ro­ber­to Costa. Há dois meses, com Ma­­rina no jogo, tinha 34%. Marina perdeu um ponto: ti­nha 31% e foi a 30%. Ao entrar em cena tinha 29%. Aécio su­biu quatro pontos: saiu dos 15% e voltou aos 19% de há um mês.

No Datafolha de sexta-feira, 19, Dil­ma se apresentou estável, com 37%, um a mais do que tinha uma semana antes, os mesmos 36% tinha quando Marina surgiu. Marina apresentou queda de três pontos: desceu de 33% para 30%. Entrou em cena com 21% em agosto. Aécio subiu dois pontos: foi de 15% a 17%. Com Marina no jogo, tinha 20% em agosto.

A rejeição de Dilma é parelha nas duas pesquisas: 32% no Ibope contra 33% no Datafolha. A de Marina é discrepante: de 14% no Ibope foi a 22% no Datafolha, ambas na mesma semana. A rejeição de Aécio está dentro do empate técnico, com a margem de erro de 2% nas duas pesquisas: com 19% no Ibope, subiu a 21% no Datafolha.

Num segundo turno medido pelo Ibope, Marina superaria a Dilma por três pontos: 43% a 40%. No Datafolha, Marina também bateria Dilma, mas por dois pontos: 46% a 44%. Aécio perderia o segundo turno para qualquer uma das duas. No Ibope, Dilma teria 44% contra 37% de Aécio. No Datafolha, Dilma venceria com 49% contra 39% de Aécio.

Analistas do Datafolha, Mau­ro Paulino e Alessandro Janoni afirmam que Aécio foi quem mais ganhou com o confronto de falas entre Dilma e Marina. Eles escreveram que o tucano saiu no lucro porque esteve fora da guerra entre as duas candidatas e ainda tratou de relacionar ambas ao continuísmo do PT, no qual Marina fez carreira:

– A estratégia da campanha de Aécio de reuni-las (Dilma e Ma­rina) sob o rótulo de continuísmo e de se posicionar como o candidato da “mudança de fato”, parece ter surtido efeito em parte. Em 15 dias, o tucano os­cilou positivamente três pontos percentuais, destacando-se entre os mais escolarizados e ricos.