O que são mísseis hipersônicos, usados pela Rússia na Ucrânia

A Rússia disse que o Kinzhal (nome do míssil hipersônico utilizado) tem um alcance de até 2 mil quilômetros e voa a 10 vezes a velocidade do som

A guerra na Ucrânia pode estar entrando em uma nova etapa a partir do uso de novas armas pelos militares russos. Autoridades dos Estados Unidos confirmaram que a Rússia lançou mísseis hipersônicos contra a Ucrânia na semana passada, o primeiro uso conhecido de tais mísseis em combate. Os EUA conseguiram rastrear os lançamentos em tempo real, disseram fontes ligadas ao governo. Esta foi a primeira vez que os russos utilizaram esse tipo de armamento.

Mas do que se trata o míssil hipersônico? É um tipo de arma revolucionária com a capacidade sem precedentes de atingir quase qualquer alvo no mundo em questão de minutos. O projétil é capaz de viajar a mais de 10 vezes a velocidade do som.

Mesmo em tão alta velocidade, o armamento é mais manobrável do que os mísseis balísticos e podem traçar uma trajetória baixa na atmosfera, o que dificulta sua detecção, interceptação e neutralização.

O exército russo disse no sábado, 19, que usou mísseis hipersônicos na Ucrânia, um recurso que aparentemente ainda não havia sido usado neste conflito e que, segundo o presidente russo, Vladimir Putin, faz parte de um armamento “invencível”.

Segundo especialistas em armamentos, essas armas chegam a alvos direcionados em um flash ofuscante e destrutivo, antes mesmo de qualquer estrondo sônico ou qualquer outro aviso significativo.

Atualmente, os mísseis estão sendo desenvolvidos pelos Estados Unidos, China, Rússia, Coreia do Norte, entre outros países.

Nos EUA, por exemplo, a arma já foi chamada de “tecnologia de mudança de jogo” pelos legisladores que apoiam um aumento significativo de gastos federais na sua produção.

A França e a Índia têm programas ativos de desenvolvimento de hipersônicos, enquanto Austrália, Japão e União Europeia também pesquisam sobre versões civis e militares.

As informações são de um relatório de 2017 da Rand Corp., uma organização de pesquisa apartidária e sem fins lucrativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.