“O que melhorou para o consumidor?”, dispara Lula sobre privatização da BR Distribuidora
13 setembro 2024 às 15h40
COMPARTILHAR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a privatização da BR Distribuidora, agora controlada pela Vibra, questionando os benefícios trazidos aos consumidores. Durante seu discurso, Lula também condenou a venda da Petrobras, argumentando que a estatal vai além da exploração de combustíveis fósseis.
“O dia que acabar o petróleo, a Petrobras será a maior produtora de biocombustível, etanol e hidrogênio verde. Ela é muito mais do que uma indústria de óleo, é uma indústria de energia”, disse o presidente. Ele ainda ressaltou as privatizações da Vale (1997) e Eletrobras (2022), questionando as melhorias reais para a população.
“O que melhorou para o consumidor com a venda da BR? O combustível ficou mais barato? Eles passaram a entregar (combustível) nas nossas casas? Eles se apoderaram de uma empresa que daria lucro para a Petrobras”, questionou.
O pronunciamento ocorreu na inauguração do Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí, onde Lula destacou a importância da Petrobras e o futuro da exploração de gás natural no Brasil. O projeto, inicialmente focado no processamento de petróleo, foi adaptado para a produção de gás natural, aproveitando os recursos do pré-sal da Bacia de Santos.
Apesar das mudanças no escopo, o complexo terá um impacto significativo no mercado, com a ampliação da oferta de gás natural e GLP, processando até 21 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A previsão é que as operações comecem em outubro de 2024, gerando empregos diretos e indiretos.
Leia também: