Se uma meta existe, se não para todos, ao menos para aqueles que formam ou pretendem formar uma família, é ter sua morada própria, independente, seu teto-abrigo onde os familiares possam conviver sem as inseguranças ou atribulações das mudanças fora de sua vontade.

É o “sonho da casa própria”, tão importante que as primeiras poupanças de quem se inicia em uma profissão são geralmente convertidas em um imóvel, e ainda mais importante quando se vê que os políticos, quanto mais populistas, mais procuram investir nos planos das moradas populares, nas casas para a parte de menor poder aquisitivo da população.

O mercado de imóveis é expressivo em quase todo o mundo de economia aberta, e emprega um número grande de profissionais. Evidentemente, é mais dinâmico nas economias em crescimento, onde a demanda desse tipo de bem estimula o crescimento da indústria da construção.

A despeito de toda essa importância, é restrita a literatura voltada para o mercado imobiliário, e mais restrita ainda aquela destinada à formação e aperfeiçoamento dos profissionais do ramo.

Para minha surpresa, foi em Portugal que conheci um livro dirigido para esse ramo profissional, escrito pela professora Cida Moreira. Surpresa por ter conhecido aqui, do outro lado do Atlântico, essa publicação, escrita e editada em Goiânia.

“Mercado Imobiliário — Empreenda e Transforme” (autora Cida Moreira, prefácio de João Teodoro, Editora Kelps, ano 2022, 207 páginas) é um livro extremamente didático, que sem dúvida preencheu e preenche a finalidade a que se propôs a autora: por meio do método Empreenda Corretor — criado por ela — ajudar profissionais a alcançarem melhor performance, entregarem mais resultados, e assim, se tornarem pessoas mais felizes — e mais produtivas, acrescenta.

O método advogado por Cida Moreira parte de um convite à reflexão: ela propõe ao profissional ou aspirante a tanto, que pense em sete “como”: 1 – Como chegou ao Mercado Imobiliário; 2 – Como se prepara diariamente para a atividade; 3 – Como utiliza seu tempo; 4 – Como se relaciona com os clientes; 5 – Como estabelece suas metas; 6 – Como constrói sua carreia; 7 – Como empreende um negócio com sucesso.

A cada uma dessas reflexões, a autora faz corresponder um capítulo de seu livro – e os aconselhamentos de seu método: 1 – Autoconhecimento; 2 – Conhecimento; 3 – Planejamento, Estratégia e Foco; 4 – Modelo de Negócio; 5 – Relacionamento; 6 – Inovação/Tecnologia; 7 – Atitude Empreendedora.

Como disse acima, é uma publicação bastante didática, revelando a anterior ocupação da autora: foi professora por dez anos, antes de operar no ramo imobiliário. Transparece, ao longo destes capítulos, escritos em linguagem clara, sem rebuscados, com muita ilustração de bom gosto, a experiência da autora.

Cida Moreira com seu livro | Foto: Divulgação

Nota-se que não escreve teoria mercadológica, mas procura transmitir a prática adquirida ao longo dos anos de dedicado trabalho. Nota-se ainda, no livro, que Cida faz o que gosta. Trabalha pelo ganho, mas o faz com prazer.

Mercado imobiliário e Adão Imóveis

Mas há um oitavo capítulo no livro, e este não diz respeito à organização do trabalho, ou autoajuda, como os anteriores. É um pouco de história do mercado imobiliário, e uma história de uma exitosa experiência que começou em Goiás.

O título é “Inspire-se na História de um Visionário”. Cida homenageia quem a guiou, desde os primeiros passos, na atividade imobiliária, o excepcional empresário Adão Luiz de Andrade. Esse nome talvez, à primeira vista, nada diga ao leitor. Se falarmos em Adão Imóveis, porém, dificilmente alguém de Goiás, ou mesmo do Centro-Oeste irá dizer que desconhece.

A empresa, pelo pioneirismo, pela excelência, pela permanência e por ter servido de escola a tantos profissionais sérios, como Cida, tornou-se conhecida de todos nessa nossa região central do Brasil.

O Adão da empresa Adão Imóveis é Adão Luiz de Andrade. É seu perfil (que se confunde com o da empresa que criou do nada e se tornou exemplo) que Cida traça, com bastante clareza, com entusiasmo, mas sem exageros, no capítulo 8 de seu interessante livro.

O profissional correto e competente mereceu essa homenagem e bastante mais. Afinal, existem tantos neste nosso país que fazem fortuna fácil, à custa do esforço alheio e do dinheiro público…

Quem prefacia o livro é João Teodoro, outro profissional de renome no mercado imobiliário, por sinal presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci).

Quando desfia seus ensinamentos, Cida deixa entrever que a profissão, como todas as outras aliás, tem suas peculiaridades a que é preciso atentar. O ótimo imóvel para mim pode parecer péssimo para o leitor. O que é importante para mim em uma residência pode parecer supérfluo para meu vizinho.

Cida, atendendo um casal de clientes, mostra isso: marido e mulher, médicos; ambos ginecologistas-obstetras. Cida, buscando o imóvel que queriam fez a pergunta que sempre fazia: o que era essencial na casa que buscavam? A resposta não deixa de ser inusitada: duas garagens absolutamente independentes, pois os profissionais do ramo ginecológico têm que sair, inopinadamente, e em geral de madrugada, para atender uma aflita cliente em trabalho de parto.

Disse ao leitor que, goiano que sou e residente em Goiânia, vim a conhecer essa publicação de Cida Moreira em Portugal. Explico: fazendo um trabalho em terras lusas, mais precisamente em Aveiro, encontramos Cida, antiga conhecida de minha mulher, morando justamente em Aveiro. E o que faz ela por aqui, depois de anos no ramo imobiliário em Goiânia, a tantos milhares de quilômetros da cidade onde trabalhava? Simplesmente resolveu se desafiar e trabalhar em Portugal. No ramo de imóveis, evidentemente.  

Mesmo quem não é do ramo, lê com prazer o livro de Cida Moreira. Professora, ela ensina, profissional experimentada, ela orienta. Como gosta do que faz, expõe com clareza e alegria suas ideias. Não à-toa, termina seu livro com uma frase que bem resume sua disposição: “Mercado imobiliário — Orgulho de fazer parte dessa história”.