Emedebistas avaliam mudanças do prefeito no secretariado e continuam na base

Henrique Alves | Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

Apesar do crescente número de casos e mortes por coronavirus na capital, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Clécio Alves (MDB), decidiu convocar uma reunião presencial com a bancada emedebista na manhã desta quinta-feira, 18.

Após reunião realizada, o vereador Henrique Alves (MDB) adotou um discurso comedido diante das trocas a serem realizadas pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) no secretariado.

Segundo o vereador, a reunião, convocada ainda ontem pelo líder da bancada do partido na Câmara, Clécio Alves (MDB), teve um tom pacificador. “O MDB sai mais unido desta conversa. A ideia é dar a sustentabilidade a Rogério Cruz”, disse Henrique Alves ao Jornal Opção.

O emedebista avalia que não existe nenhum empecilho para que o prefeito contemple outras forças políticas no Paço. Mas é preciso respeitar o plano de governo estabelecido durante a campanha eleitoral.

As trocas a serem realizadas (iniciada com a exoneração de Andrey Azeredo da Secretaria de Governo) causam preocupação interna no no MDB, no entanto Henrique Alves diz que há unanimidade de que o governo não é só do partido A ou B, “é de uma composição política formada durante a eleição”.

O cálculo dos emedebistas é que a bancada é a maior da Câmara, além de ocupar pontos estratégicos de casa, como a Comissão de Constuição e Justiça (CCJ), com o próprio Henrique Alves; a vice-presidência e finanças, com Clécio Alves; a primeira secretaria, com Anselmo Pereira. “Inicialmente não existe nenhuma mudança de postura. O MDB continua na base. Desde que haja diálogo”, aponta Henrique.

Reunião

No encontro, foi colocado em pauta a latente preocupação das lideranças em relação as mudanças promovidas pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) no alto escalão da gestão municipal.

Diante das movimentações, o principal objetivo do grupo era discutir novas ações que serão estabelecidas pelo partido dentro da Câmara de Goiânia. A expectativa é que o MDB volte a ser atendido.

A decisão de reunir os membros da bancada foi tomada, especialmente, após a troca de secretários do MDB na gestão. As primeiras movimentações foram feitas na manhã da última terça-feira, 16.

Além do presidente da sigla e do líder da bancada na Câmara, participaram do encontro os vereadores Henrique Alves, Dr Gian, Anselmo Pereira e Kleybe Morais.