“O Macambira-Anicuns faz parte do portfólio mundial do BID”, afirma prefeito Paulo Garcia

Em anúncio da programação do aniversário de Goiânia, gestor fala de viagem a Washington e destaca contexto global que a capital se inseriu

paulo garcia

Foto: assessoria de imprensa

A um mês do aniversário de 82 anos de Goiânia, o prefeito Paulo Garcia (PT) divulgou a programação de aniversário da capital — que envolve inaugurações de diversas obras — e aproveitou para falar da viagem que fará a Washington, D.C. (EUA) nos próximos dias a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a Reunião Anual de Governadores do BID.

De acordo com o petista, para a reunião são convidados os principais parceiros públicos e privados da instituição. Paulo Garcia pontua que Goiânia tem conseguido mostrar os trabalhos feitos na área de sustentabilidade. Para tanto, o gestor destaca o projeto do Programa Macambira-Anicuns. “Serve como exemplo para o BID. Para anunciar esse aniversário, quero ressaltar que a obra faz parte de um contexto global que nos inserimos e que mostrará resultados nessa comemoração”, disse.

O petista ainda ressaltou que o banco considera o Puama um dos principais exemplos de programa, e que faz, inclusive, parte do portfólio mundial do BID. De acordo com ele, a intenção é ir, conversar com os representantes do banco, e ver se há algo de novo que seja interessante para Goiânia. “Se tiver, a gente aceita implementar aqui em Goiânia”

Paulo Garcia pontuou ainda que nada é por acaso. O convite do BID, segundo o petista, nada mais é do que consequência da reunião que aconteceu no Vaticano a convite do papa. Na ocasião, 50 prefeitos foram chamados a discutir juntamente com o pontífice tecnologia social, desenvolvimento sustentável e cuidado com as gerações futuras. “O encontro com o papa me encheu de emoção, pois representa o reconhecimento do nosso esforço em colocar Goiânia no caminho de sustentabilidade.”

seloNo evento desta quinta-feira, no Paço Municipal, estava presente o secretário de Governo, Henrique Tibúrcio, que representava o governador Marconi Perillo (PSDB). Tanto o advogado quanto o petista destacaram a parceria entre o Estado e a gestão municipal, uma vez que inclusive algumas obras — como a de revitalização da Praça Cívica — estão sendo realizadas por meio de uma parceria entre os governos. “Nossos agradecimentos ao governador, por sua postura de parceria que isso atende aos anseios da população”, disse Paulo Garcia.

Na ocasião, o prefeito ainda lançou o selo comemorativo do aniversário que, segundo explicações, é uma representação do slogan “Goiânia, 82 anos — O nosso futuro sustentável começa agora”. A imagem mostra uma criança — foco principal, segundo Paulo Garcia — pedalando em direção ao futuro, representado pelo sol, em cima de linhas contínuas, que simbolizam as ciclofaixas. “Temos defendido que essa geração que se forma viva um futuro nessa sustentabilidade definitiva”, disse.

Para a comemoração do aniversário de Goiânia, o prefeito anunciou uma programação oficial que será entre os dias 16 e 25 de outubro. Veja abaixo o calendário completo:

16 de outubro (sexta-feira)

9 horas – Inauguração da Praça da Juventude do Setor Novo Horizonte e lançamento das festividades

10 horas – Entrega da Avenida Trieste e Avenida Parque – Puama

17 de outubro (sábado)

9 horas – Entrega do asfalto dos Residenciais Jardim do Cerrado I, II, III e IV

18 de outubro (domingo)

9 horas – Entrega da revitalização do Lago das Rosas

10 horas – Feira de Projetos Independentes e Intervenções Culturais “Quintal”

16 horas – Inauguração do Parque Marcos Veiga Jardim, no Autódromo de Goiânia

19 de outubro (segunda-feira)

9 horas – Inauguração do CMEI Licardino Ney

20 de outubro (terça-feira)

9 horas – Inauguração do Parque Ambiental Macambira-Anincuns (Puama)

21 de outubro (quarta-feira) 

9 horas – Inauguração do Centro de Saúde Rodoviário

22 de outubro (quinta-feira)

9 horas – Inauguração do Parque da Vizinhança 2 – Puama

23 de outubro (sexta-feira)

8 horas – Plantio da árvore número 1 de 82 mil que serão plantadas

17h30 – Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia

18h30 – Entrega da Sinalização Turística de Goiânia

19 horas – Festival Gastronômico

24 de outubro – dia do Aniversário de Goiânia (sábado)

8h30 – Desfile na Avenida 24 de outubro

15h30 – Passeio Ciclístico

17 horas – Inauguração da Praça Cívica

17h45 – Apresentação Orquestra Sinfônica de Goiás

18 horas – Entrega do Monumento Siron Franco

18h15 – Missa

20 horas – Show pirotécnico e corte do bolo comemorativo

25 de outubro (domingo)

8 horas – Meia Maratona Unimed Goiânia

10 horas – Inauguração Teleférico do Mutirama

9 às 12 horas – 14ª Copa Cidade de Goiânia de Bicicross

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.