Sabe qual foi o livro mais vendido de 2024? Não foi escrito por nenhum escritor consagrado, como Bernardo Carvalho, Edival Lourenço, Valdivino Braz, Milton Hatoum ou Cristóvão Tezza.

Na verdade, o livro mais vendido do país, no ano passado, foi “Café Com Deus Pai”, do pastor evangélico Junior Rostirola, de Santa Catarina. A informação é da revista “Veja” (que elabora um ranking semanal e anual).

A publicação da Editora Abril informa: “O título de devocionais cristãos, com mensagens bíblicas e meditações diárias, reflete o amplo crescimento da fé evangélica no país — grupo que representa 30% da população. Tanto que uma nova versão do livro, dedicada a 2025, já figura no ranking: juntos, os dois livros de Rostirola somam mais de 472 448 exemplares comercializados ao longo de 2024”.

A estrela de Colleen Hoover

Porém, se foi o mais vendido, Junior Rostirola não supera Colleen Hoover. Com três livros (o pastor aparece apenas com dois; o segundo é uma atualização do primeiro), a autora americana vendeu 619.268 cópias.

Os livros de Colleen Hoover, para quem os intelectuais torcem o nariz e o povão abre um sorriso, são: “É Assim Que Acaba” (filmado com Blake Lively no elenco), “É Assim Que Começa” e “Verity”.

Psiquiatra é campeã em não-ficção

A psiquiatra Anna Lembke é a campeã de vendas na área de não-ficção, com o livro “Nação Dopamina”.

Greene, Hill e Carnegie: insuperáveis em autoajuda

No ranking de autoajuda imperam “As 48 Leis do Poder”, de Robert Greene, “Mais Esperto Que o Diabo”, de Napoleon Hill, e “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie. O primeiro é de 1998, o segundo de 1938 e o terceiro de 1936. Permanecem na crista da onda, para usar uma expressão antiga.

O livro do pastor figura como autoajuda e esoterismo. É o mais vendido neste ranking.