O fim do mundo: saiba o que é a linha de Kármán

01 junho 2024 às 15h53

COMPARTILHAR
Um questionamento que motivou a humanidade por séculos segue se desenvolvendo nos dias atuais: qual o limite entre a Terra e o espaço? Com a nova corrida espacial dos multibilionários, saber até onde vai a atmosfera terrestre se tornou importante para definir se alguém saiu ou não do planeta. A convenção adotada entre cientistas para essa fronteira é a Linha de Kármán.
Durante anos, houve debate e diferentes definições para o limite do planeta. Normalmente, oscilando entre 80km e 100km acima da terra, as exatidões nunca foram possíveis nesse assunto. Com a nova onda de interesse pelo turismo espacial de alguns multibilionários, definir com maior exatidão a Linha de Kármán é essencial, já que é a partir desse ponto que os foguetes se mantêm suspensos sem precisar de energia do impulso da decolagem.
O nome da Linha é uma homenagem ao engenheiro e físico húngaro-americano Theodore von Kármán, que dedicou sua pesquisa à engenharia espacial e tentou definir o limite entre a Terra e o espaço. Apesar de não ter concluído seus estudos, os cálculos desenvolvidos por Kármán serviram de base para chegar à atual faixa utilizada.
Cientistas afirmam que não foi possível, até o momento, definir exatamente esse limite pois a atmosfera não acaba de uma vez. Existem pontos com maior ou menor densidade do ar na mesma altura, e esses valores variam com o passar do tempo. A Força Aeronáutica Internacional (FAI) adotou, ainda na década de 1960, a marca de 100 km a partir do chão. Enquanto isso, a Nasa e a Força Aérea da maioria das nações considera a faixa dos 80 km como limítrofe.
Recentemente, a FAI publicou parecer onde afirma que a existência de estudos científicos confiáveis levam a crer que a faixa dos 80 km é mais adequada que a dos 100 km. Apesar dos avanços, a instituição afirma que ainda é preciso realizar discussões a fim de mudar o padrão adotado internacionalmente.
Leia também:
Geleira do fim do mundo tem derretimento acelerado e pode elevar nível do mar em até um metro