Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil e Ministério da Agricultura declara estado de emergência
25 junho 2020 às 08h54

COMPARTILHAR
Portaria assinada pela ministra Tereza Cristina permite adoção de medidas emergenciais nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

A aproximação da chamada “núvem de gafanhotos” do território brasileiro levou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a declarar, na manhã desta quinta-feira, 25, estado de emergência para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A portaria, assinada pela ministra Tereza Cristina, aponta para a adoção de medidas emergenciais no intuito de suprir a praga e amenizar os possíveis riscos. A decisão permite que os Estado realizem ações emergenciais de forma mais rápida e menos burocrática, caso necessário.
A núvem de gafanhotos está concentrada na Argentina e segue sob monitoramento das autoridades locais. Mas não só. As autoridades brasileiras também já estão rastreando o deslocamento desses insetos.
Vale lembrar que os gafanhotos não apresentam grandes riscos à saúde humana, no entanto, são vistos como altamente prejudiciais às lavouras.