Diretor do Departamento de Análises em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, argumentou que alta se deve à ampliação da testagem e dos diagnósticos de Covid-19

Teste de Covid-19 | Foto: Reprodução.

O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira, 9, apontou que o número de mortes por Covid-19 na última semana epidemiológica caiu 8% em relação à semana anterior. No entanto, entre as semanas epidemiológicas 35 e 36 o número de casos apresentou um crescimento de 5%. A SE 36 compreendeu o intervalo entre 30 de agosto e 6 de setembro.

A curva de casos voltou a subir. Foram 276.847, contra 263.791 na semana anterior. O Ministério da Saúde afirmou que a variação de 5% para baixo representa uma estabilização da evolução da pandemia.

O diretor do Departamento de Análises em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, argumentou que a alta se deve à ampliação da testagem e dos diagnósticos de Covid-19.

“Embora tenhamos visto uma redução desde a semana 30, nas últimas semanas isso vem se mantendo estável, mostrando que há um aumento de pessoas que têm sido testadas. Com a ampliação da forma de diagnóstico, isso tem refletido mais pessoas confirmadas”, disse Macário.