Novos leitos de UTI na Santa Casa já estão em funcionamento

13 março 2025 às 16h29

COMPARTILHAR
Os 10 novos leitos de UTI contratos pela Prefeitura de Goiânia para desafogar parcialmente a demanda na capital já estão em funcionamento na Santa Casa de Misericórdia. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira, 13, em evento na sede da unidade hospitalar.
Além dos novos leitos, a Santa Casa disponibiliza outros 30 leitos para a regulamentação municipal. O prefeito Sandro Mabel (UB) acompanhou a ativação dos leitos para adultos e agradeceu a superintendente-geral da Santa Casa, Irani Ribeiro, pela parceria e agilidade na viabilização da estrutura.
“Durante o Carnaval, tivemos uma alta na demanda e, rapidamente, buscamos soluções. Conversei com o secretário Luiz Pellizzer e viemos à Santa Casa, que atendeu prontamente ao nosso pedido. Esses 10 leitos adicionais garantirão maior segurança para a população e organização na rede de saúde”, disse.
Atendimento
A superintendente-geral da Santa Casa destacou a importância da iniciativa e elogiou a postura do prefeito em relação ao compromisso financeiro com a unidade. “O prefeito está de parabéns, essa agilidade na tomada de decisão faz toda a diferença. Nós, médicos, precisamos dessa urgência, e a parceria certamente ajudará a salvar vidas”, ressaltou Irani Ribeiro.
O secretário de Saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, também destacou a necessidade de expandir a oferta de leitos para garantir atendimento digno à população. “Na pandemia, chegamos a contar com 300 leitos de UTI, mas, por diversos fatores, muitos foram desativados. Agora, retomamos essa estrutura para manter um atendimento adequado e sustentável no médio e longo prazo”, pontuou.
Além dos novos leitos na Santa Casa, a Prefeitura de Goiânia também viabilizou 10 leitos de UTI pediátrica no Hospital das Clínicas e garantiu a manutenção de quatro leitos infantis no Instituto Goiano de Pediatria (Igope), evitando a suspensão de atendimentos devido a débitos da gestão anterior.
Leia também:
Falta de vaga em UTI leva à morte de jovem de 25 anos em Goiânia