Novos equipamentos reestruturam do centro cirúrgico do Hugo

Aparelhos de anestesia, focos e mesas cirúrgicos estão entre os itens adquiridos para ampliar e melhorar a capacidade de procedimentos médicos

O centro cirúrgico do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) passa a contar com novos equipamentos para utilização da equipe médica no tratamento dos pacientes. O material foi entregue na quinta-feira, 7.

A estrutura já começou a ser usada no centro cirúrgico, na operação de um paciente em que se usou um dos novos focos cirúrgicos e um aparelho de anestesia com monitor radiotransparente. De acordo com a equipe de saúde que utilizava os equipamentos, o ganho em iluminação com o novo foco cirúrgico é grande. Já o modelo de anestesia é uma atualização do antigo, com melhor calibragem.

Novos equipamentos melhoras estrutura do centro cirúrgico do Hugo | Foto: Divulgação

O ortopedista Pedro Felipe diz que o ganho durante o procedimento operatório com uma mesa cirúrgica radiotransparente ocorre não só no tempo, mas na comodidade. “Na mesa cirúrgica antiga, nós precisávamos mover o paciente na hora de fazer uma radiografia.  Isso aumenta o risco de contaminação, de acidentes – por exemplo, a queda de um paciente da maca. Na mesa radiotransparente, não. Ela é fundamental. Nós não precisamos movimentar o corpo da pessoa que passa pela cirurgia”, explica o médico.

De acordo com a enfermeira Luciane Brito, toda melhoria que chega ao centro cirúrgico é bem-vinda. A profissional descreve o quanto é importante renovar os equipamentos, o que facilita a atuação da equipe na hora de uma cirurgia e traz um ganho para o paciente. “Como 90% dos procedimentos cirúrgicos aqui são de ortopedia, a mesa cirúrgica radiotransparente ajuda muito”, afirma a técnica de enfermagem Lucy Rios.

O diretor-geral do Hugo, Flamarion da Silva Lucas, afirma que a chegada dos equipamentos proporciona a melhoria da qualidade do serviço hospitalar oferecido pela unidade aos seus pacientes. “São itens modernos que vão melhorar muito a qualidade dos procedimentos de nossos médicos-cirurgiões, com o fornecimento de melhores condições de trabalho. Isso é fundamental para o profissional em um centro cirúrgico”, destaca Flamarion.

Para o diretor-geral do Hospital de Urgências de Goiás, renovar os itens disponíveis aos profissionais da unidade possibilita que o Hugo dê mais celeridade aos procedimentos e consiga, por exemplo, realizar mais cirurgias. “Tudo isso com maior segurança para o paciente, toda a equipe de saúde que atua na unidade e que está fazendo aquele procedimento.”

A unidade recebeu parte de um total de 10 aparelhos de anestesia com monitor radiotransparente, 10 mesas cirúrgicas, sistema de videolaparoscopia, 10 focos cirúrgicos, 10 bisturis eletrônicos, 6 módulos de capnografia, 18 aspiradores de secreção, 4 eletrocardiógrafos, 12 oxímetros e 10 conjuntos de corte, perfuração e entalhe (“drill” e craniótomo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.