Novos conselheiros tutelares de Goiânia tomam posse neste domingo
10 janeiro 2016 às 15h37
COMPARTILHAR
Ao todo foram empossados 60 conselheiros, 30 titulares e 30 suplentes, que assumirão a gestão dos seis conselhos tutelares da capital
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na manhã neste domingo (10/1), a solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares da capital, eleitos em pleito unificado em todo o País no dia 4 de outubro.
Ao todo foram empossados 60 conselheiros, 30 titulares e 30 suplentes, que assumirão a gestão dos seis conselhos tutelares de Goiânia, localizados nas regiões Noroeste, Norte, Leste, Oeste, Campinas e Centro-Sul.
Os novos membros vão atuar no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens, de acordo com as atribuições previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselhos tutelares compõem a rede de proteção à infância e à adolescência e são uma forma de controle social.
Os conselheiros e conselheiras, em todo o País, foram eleitos pelo voto direto, secreto, universal e facultativo de cidadãos e cidadãs de cada município, devidamente inscritos na Justiça Eleitoral.
Na eleição de Goiânia, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além da parceria da Semas, teve o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Tribunal Regional de Eleitoral (TRE-GO), que disponibilizou as urnas e o quadro de profissionais para o dia da eleição. (Da Prefeitura de Goiânia)