Quem perdeu o prazo regular de solicitação de vagas terá que esperar a efetivação dos estudantes que já fizeram o pedido

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No total, 55.103 novos alunos solicitaram vagas na rede estadual | Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os novos alunos que solicitaram vagas nas escolas da rede pública estadual devem confirmar o pedido e efetivar a matrícula de 2 a 14 de janeiro próximo. A confirmação deve ser feita pelo portal ou pelo 0800 645 6556, momento em que o candidato saberá em qual escola foi alocado.

O passo seguinte é juntar os documentos pessoais, comprovante de endereço e declaração ou histórico escolar e procurar a secretaria geral da escola para efetivar a matrícula. As aulas começam no dia 20 de janeiro, para uma parte das escolas, e no dia 21 para as unidades em municípios que têm feriado no dia 20, Dia de São Sebastião.

Quem perdeu o prazo regular de solicitação de vagas terá que esperar a efetivação dos que já fizeram o pedido, para então verificar na escola de seu interesse se ainda há vagas remanescentes. Neste caso, a matrícula será feita na própria secretaria geral da escola pelos interessados, mediante apresentação dos documentos pessoais, declaração ou histórico e o comprovante de endereço.

Balanço

Desde o encerramento do período de matrícula, no último dia 12, o 0800 645 6556 só está funcionando para informar o cronograma. No total, 55.103 novos alunos, os vindos de redes municipais, federal ou particular e de outros estados, que não renovaram a matrícula na rede estadual ou que estão iniciando a vida escolar, solicitaram vagas na rede estadual.

As escolas estaduais de tempo integral do Ensino Fundamental e as do Ensino Médio, com exceção do Colégio Estadual Cora Coralina, em Aparecida de Goiânia, também receberam alunos novos pelo sistema de matrícula informatizado. Ficaram de fora desse processo, apenas, as escolas conveniadas, as militares e as de atendimento especializado.

Efetivação

Para efetivar a matrícula dos alunos que vão ingressar na escola pela primeira vez, os pais devem observar que a idade mínima é de seis anos completos, no primeiro dia letivo de 2015, que será 20 de janeiro. Os pais de alunos que não completarem seis anos até essa data, mas que concluíram a pré-escola, devem aguardar o encerramento do período de matrícula informatizada e procurar a unidade educacional de interesse para exigir o ingresso do aluno na rede.

Na hora de procurar a escola, alunos e responsáveis devem levar documentos com o nome completo do aluno e da mãe, nome completo do responsável, CPF do responsável, data de nascimento do aluno e o endereço. A declaração ou histórico escolar também terá que ser apresentado.

A idade mínima para ingressar na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental é de 15 anos completos. Para a EJA de Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 18 anos completos. Para fazer a matrícula no turno noturno, o estudante deve ter a idade mínima de 14 anos e comprovante de vínculo empregatício, conforme determina a Portaria nº 2145, de 2014, da Secretaria da Educação.