Novo Fundeb permitirá expansão da educação básica e fundamental de Aparecida

24 julho 2020 às 10h43

COMPARTILHAR
“Nossa esperança é que o Senado não estabeleça mudanças a ponto desse projeto ter que retornar à Câmara e ser submetido a uma nova discussão”, disse secretário de Educação, Wanderlan Luiz Renovato

O secretário de Educação de Aparecida de Goiânia, professor Wanderlan Luiz Renovato, comemorou a aprovação do chamado “novo Fundeb” na Câmara dos Deputados e disse esperar que o projeto tenha a mesma aceitação no Senado.
A proposta aprovada pelos deputados federais torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica permanente e prevê um acréscimo na participação do Governo Federal que teve sua contribuição alterada de 10% para 23%.
“Nossa esperança é que o Senado não estabeleça mudanças a ponto desse projeto ter que retornar à Câmara e ser submetido a uma nova discussão. Essa é uma grande conquista para nós, profissionais da Educação pois estamos diante da possibilidade desse fundo finalmente se tornar um mecanismo de investimento e fomento permanente”, considerou o secretário.

Segundo Wanderlan, o acréscimo trazido a partir das mudanças impostas ao fundo e que passarão a vigorar já no ano que vem — caso seja definitivamente aprovado pelo Congresso — serão fundamentais para expansão do ensino básico e fundamental em Aparecida.
“Aqui no município nós usamos 100% do que é recebido para pagamento da folha e complementamos algo em torno dos 25%. Agora, nossa expectativa é de que possamos quitar a folha utilizando apenas o Fundeb e que os 25% antes utilizados como complementação possa servir para investimentos em ampliação de nossas unidades de ensino”, explicou o titular.